TIM News utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para personalizar a sua experiência e publicidade e recomendar conteúdo, de acordo com a nossa Privacidade . Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Aceitar
Home
Tecnologia
Square diz que venda de estúdios servirá para investir em blockchain
Tecnologia

Square diz que venda de estúdios servirá para investir em blockchain

publisherLogo
Tecmundo
02/05/2022 14h11
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/14987233/original/open-uri20220502-21-2pevz8?1651500983
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

A Square Enix explicou que o dinheiro obtido com a venda da Crystal Dynamics, Eidos-Montreal e Square Enix Montreal para a Embracer (dona da THQ Nordic) será utilizado em investimentos em soluções de blockchain, Inteligência Artificial (IA) e nuvem.

“A transação ajudará a companhia a se adaptar às mudanças em curso no ambiente de negócios do mercado global, estabelecendo uma alocação mais eficiente de recursos, o que aumentará valor corporativo, acelerando o crescimento nos negócios principais da empresa no mercado digital do entretenimento”, explica a marca japonesa no documento do acordo.

A informação já havia sido dada por Yosuke Matsuda, presidente da Square Enix, no começo de 2022. Na época, ele contou em uma carta que a marca investiria em NFTs e que a nova estratégia de negócios incluía investimentos em IA, nuvem e jogos em blockchain.

Square Enix

"Intensificaremos nossos esforços para desenvolver um negócio de acordo, com o objetivo de potencialmente emitir nossos próprios tokens no futuro", explicou à época.

Na carta, que causou certa polêmica, Matsuda também chegou a separar o público de video games entre aqueles que “jogam para se divertir” e os que “jogam para contribuir”. Ele sustentou que o segundo grupo não está recebendo a atenção necessária da indústria.

O acordo

A negociação entre Square e Embracer, que foi anunciada nesta segunda-feira (02), envolveu US$ 300 milhões (cerca de R$ 1,5 bilhão na cotação atual). De acordo com a japonesa, o valor também será direcionado para otimizar a estrutura de negócios da empresa e “proporcionará uma oportunidade de alinhar melhor nossa função como publisher em nossa organização localizada em Tóquio”.

Outra explicação dada pela Square Enix é que mesmo com as vendas, os estúdios próprios da companhia fora do Japão continuarão sendo os responsáveis por publicar franquias como Just Cause, Outriders e Life is Strange.

Do outro lado, o repasse do comando da Crystal Dynamics, Eidos-Montreal e Square Enix Montreal para a Embracer significou uma transferência de mais de 50 propriedades intelectuais.

Tomb Raider

Dentre as franquias que mudarão de dono estão Tomb Raider, Deus EX, Thief e Legacy of Kain. Além disso, os mais de mil funcionários que trabalhavam nos estúdios também estão no “pacote” e farão a mudança, tendo que responder ao comando de outros executivos.

A negociação ainda precisa ser chancelada por autoridades antitruste. A expectativa é que tudo deva ser formalizado no máximo até setembro de 2022.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também