TIM News utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para personalizar a sua experiência e publicidade e recomendar conteúdo, de acordo com a nossa Privacidade . Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Aceitar
Home
Tecnologia
Steam Deck pode ser incompatível com alguns jogos no lançamento
Tecnologia

Steam Deck pode ser incompatível com alguns jogos no lançamento

publisherLogo
Tecmundo
10/09/2021 17h00
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/14676159/original/open-uri20210910-18-exlozb?1631293337
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

O Steam Deck, portátil da Valve com lançamento previsto para dezembro, chamou a atenção de gamers ao redor do mundo quando foi anunciado em julho deste ano. Prometendo rodar todos os jogos da Steam a qualquer hora e em qualquer lugar, o pequeno console pode acabar sendo incompatível com alguns títulos quando chegar ao mercado.

A promessa de total suporte aos jogos listados na Steam foi feita por Pierre-Loup Griffais, desenvolvedor da Valve, em conversa com a IGN. Na ocasião, Griffais mencionou que o Steam Deck é capaz de rodar todos os jogos atualmente disponíveis na plataforma.

Aparentemente as coisas não são bem assim. Pelo menos é isto o que afirma James B. Ramey, Presidente da Codeweavers. A empresa ajudou a desenvolver o Proton, um importante software que permite ao sistema operacional do Steam Deck reconhecer e rodar jogos para Windows no Linux, que virá pré-instalado no portátil.

Sistema operacional do Steam Deck atualmente oferece suporte a cerca de 16 mil jogosSistema operacional do Steam Deck atualmente oferece suporte a cerca de 16 mil jogos

Compatibilidade de jogos no Steam Deck

De acordo com Ramey, atualmente o Proton é compatível com cerca de 16 mil títulos disponíveis na Steam — ou seja, há games para os quais o portátil ainda não oferece suporte.

O Presidente Codeweavers afirmou acreditar que a promessa de rodar todos os jogos disponíveis agora na Steam pode ter sido feita de forma equivocada. "Não acho necessariamente que [Griffais] se referia a jogos suportados pelo Proton", disse Ramey durante sua participação no podcast Boiling Steam. Para ele, o desenvolvedor da Valve quis dizer que o pequeno console tem poder de hardware o suficiente para dar conta dos games, mesmo os mais pesados. 

Ainda assim, o comandante da Codeweavers acha que a situação será diferente no futuro. Ele acredita que os esforços para ter mais e mais jogos compatíveis com o Proton serão contínuos, com um número cada vez maior de títulos recebendo suporte para funcionar no Steam Deck.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também