TIM News utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para personalizar a sua experiência e publicidade e recomendar conteúdo, de acordo com a nossa Privacidade . Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Aceitar
Home
Tecnologia
Táxis voltam a crescer em volumes de corridas e já ameaçam apps
Tecnologia

Táxis voltam a crescer em volumes de corridas e já ameaçam apps

publisherLogo
Tecmundo
25/03/2022 15h30
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/14934088/original/open-uri20220325-19-498cpq?1648222256
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Os serviços de transporte privado urbano feitos por aplicativo, como Uber e 99, estão começando a perder espaço para os táxis tradicionais. Uma pesquisa feita pela startup de caronas corporativas Mobicity, sob encomenda do app Vah, que compara o valor de corridas de aplicativos, mostrou que 38% dos usuários de serviços de transporte estão redescobrindo o táxi como sua opção favorita de locomoção.

Feita em dezembro de 2021 com 1,1 mil brasileiros, a pesquisa revelou também que 96% dos usuários perceberam uma alta nos preços das corridas; no aumento do tempo de espera (92%), elevação dos cancelamentos de corridas por motoristas (86%) e ausência de cupons de desconto (82%). Além disso, 42% já estão retornando ao transporte público e 26% optando por bicicletas.

Falando ao site Mobile Time, o CEO do Vah, Márcio Bern, explicou que o aplicativo já está refletindo esta mudança de comportamento do consumidor. Segundo o executivo, antes da pandemia, 92% das corridas eram direcionadas para automóveis particulares e só 8% para os apps de táxi. Agora, os táxis já respondem por 25% das viagens, contra 75% dos carros. 

O que dizem os grandes apps?

Fonte: Shutterstock/Reprodução.Fonte: Shutterstock/Reprodução.

Falando ao Mobile Time sobre um eventual aumento de corridas de táxi frente aos automóveis particulares, a diretora de operações e produtos da 99, Lívia Pozzi, explicou que o aplicativo registrou um crescimento no número de corridas. Segundo ela, isso foi observado “em todas as modalidades presentes no ecossistema da 99”, mas não apresentou números.

Em relação às queixas de cancelamentos de corridas, a executiva citou dados dessa ocorrência em duas de suas principais praças – São Paulo e Rio de Janeiro –, onde a taxa média registrada nos últimos cinco meses manteve-se em menos de 5%. Além disso, desde o início da pandemia, a companhia tem desenvolvido ações de retenção junto aos motoristas para evitar que eles deixem a plataforma.

O Uber não atendeu à solicitação do site.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também