TIM News utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para personalizar a sua experiência e publicidade e recomendar conteúdo, de acordo com a nossa Privacidade . Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Aceitar
Home
Tecnologia
TCU quase aprova 5G no Brasil, mas ministro pede vista do processo
Tecnologia

TCU quase aprova 5G no Brasil, mas ministro pede vista do processo

publisherLogo
Tecmundo
20/08/2021 14h00
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/14641048/original/open-uri20210820-18-15hvrhn?1629468327
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

O Tribunal de Contas da União (TCU) esteve a poucos passos de liberar o leilão de frequências do 5G no Brasil. A reunião extraordinária realizada de forma virtual nesta quarta-feira (18) terminou com a maioria de votos favoráveis, mas um pedido de vista do processo.

A solicitação veio do ministro Aroldo Cedraz, que pediu 60 dias para a revisão do edital. A ação não foi aprovada e, ao fim da discussão, a revisão deve durar apenas até a próxima quarta-feira (25) — o que deixou Cedraz bastante descontente, como aponta o site Mobile Time.

Segundo o ministro, há indícios de "problemas graves" no edital, incluindo a questão da rede privada para uso governamental e o orçamento destinado ao Programa Amazônia Integrada e Sustentável (PAIS) de fibra óptica. Os demais integrantes reconhecem a presença de pontos controversos, mas acreditam que eles não devem atrasar ainda mais o processo, sendo que o TCU deve monitorar de perto o andamento do edital.

O que falta?

Em sua conta no Twitter, o ministro das Comunicações, Fábio Faria, comemorou o resultado da reunião e a alta possibilidade de aprovação do edital nos próximos dias. 

Veja no Twitter
twitter

#LEILÃO5G | @TCUoficial já formou MAIORIA em favor do edital do leilão 5G e a análise será finalizada na próxima quarta-feira (25). Mais um passo para um Brasil mais conectado e tecnológico! ???? pic.twitter.com/jfFesAeYGV

August 18, 2021

Já com bastante atraso em relação aos planos originais, a promessa de Faria no início do ano era de que o país teria 20 localidades com acesso ao 5G ainda em 2021.

A aprovação do TCU é a última etapa antes da divulgação do edital pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), que aprovou as regras em fevereiro deste ano. O objetivo da venda das frequências é movimentar até R$ 44 bilhões e estabelecer o Brasil como um dos mercados mais quentes do 5G em todo o mundo.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também