TIM News utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para personalizar a sua experiência e publicidade e recomendar conteúdo, de acordo com a nossa Privacidade . Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Aceitar
Home
Tecnologia
TikTok Live Studio viola regras de licenciamento do OBS
Tecnologia

TikTok Live Studio viola regras de licenciamento do OBS

publisherLogo
Tecmundo
22/12/2021 00h30
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/14825944/original/open-uri20211222-19-qmu3n6?1640133878
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

A TikTok Live Studio, nova plataforma de streaming de jogos da rede social TikTok, irá contar com programa próprio para transmissões. Entretanto, o software está supostamente utilizando exatamente o mesmo código-fonte do Open Broadcaster Software (OBS), alterando apenas a interface do usuário. 

Com isso, a equipe por trás do software OBS poderá acionar o TikTok legalmente Caso o Live Studio não se enquadre nos termos de licenciamento. Entretanto, Ben Torell, um dos membros do projeto,  respondeu a uma publicação que mostrava parte do código do programa de transmissão do TikTok, afirmando que a empresa está sempre disposta a lidar de maneira amigável com violações das regras de licenciamento.

Veja no Twitter
twitter

Remember yesterday’s news about TikTok releasing a go live platform? Turns out it’s a fork of @OBSProject

Shoutout to @HunterAP23 for pointing this out

STOP STEALING FROM OBS JESUS pic.twitter.com/kx8ckK3MXS

December 16, 2021

Código aberto não é bagunça

Ser um programa de código aberto não quer dizer necessariamente que qualquer um possa utilizar o código indiscriminadamente. De acordo com acordos gerais de licenciamento, o código-fonte da nova plataforma, mesmo que modificado, precisa permanecer aberto.

Ainda segundo Torell, a OBS também está aberta a trabalhar em parceria no desenvolvimento da Live Studio, desde que o TikTok regularize essas questões.

Veja no Twitter
twitter

This is the correct answer. That said, we have a commitment to dealing with GPL violations in good faith, and in the case of TikTok/Bytedance we would be happy to have a friendly working relationship with them as long as they comply with the license. https://t.co/w9jcT4pUQL

December 16, 2021

Outra plataforma que teve problemas com a OBS foi a Streamlabs. A plataforma utiliza o código do OBS com interface e ferramentas mais intuitivas e visuais, mas mantém esse código aberto. O problema real é que por muitos anos a plataforma fazia uso do nome e logo da OBS sem ter sequer pedido permissão. 

Editor de interface do Streamlabs StudioEditor de interface do Streamlabs Studio

A OBS confirmou nunca ter autorizado o uso do nome e, para evitar problemas, a Streamlabs simplesmente deixou de usar o termo "OBS" no nome de sua plataforma.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também