Torneio de Round Six no Minecraft derruba internet de país

Tecmundo






Um país inteiro ficou sem internet no último sábado (21) por cerca de duas horas e meia — e a culpa parece ter sido de um ataque direto contra jogadores de Minecraft que estavam disputando um torneio.
Esse é o resumo do caso envolvendo o Team Andorra, um grupo de participantes de um evento na Twitch chamado SquidCraft Games, que mistura as provas do fenômeno do streaming Round 6 com um mundo criado em Minecraft.
No torneio, os participantes precisam passar pelos jogos mostrados na série e baseados em brincadeiras infantis, porém recriados em Minecraft. As provas incluem "Batatinha frita, 1, 2, 3", por exemplo, além de rodadas originais, como esconde-esconde.
A competição tem uma premiação de US$ 100 mil e envolveu no início 147 streamers, com previsão de terminar na terça-feira (25). A grande maioria dos participantes está em países que falam espanhol ou possuem o idioma entre as línguas mais faladas pela população.
Disputa acirrada
Durante uma das primeiras etapas da competição, os participantes de Andorra foram desclassificados por causa da conexão instável. O problema é que o país, que tem cerca de 70 mil habitantes e fica entre a França e a Espanha, possui apenas um provedor de internet.
Desse modo, tanto os streamers quanto praticamente todos moradores da região com internet da operadora tiveram problemas de conexão.
A Andorra Telecom confirmou que usuários tiveram dificuldade de acessar a rede durante algumas horas exatamente no horário da competição — e que a instabilidade foi causada por um ataque de negação de serviço (DDos) que sobrecarregou os servidores.
Suspeita de ataque coordenado
Segundo o observatório NetBlocks, é bem provável que o DDoS na única operadora do país tenha sido motivada pela competição transmitida na Twitch.
Investigações devem ser realizadas para ajudar a determinar a origem do ataque e confirmar a ligação com a competição.


