TIM News utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para personalizar a sua experiência e publicidade e recomendar conteúdo, de acordo com a nossa Privacidade . Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Aceitar
Home
Tecnologia
TSE solicita dados de disseminadores de fake news ao Twitter
Tecnologia

TSE solicita dados de disseminadores de fake news ao Twitter

publisherLogo
Tecmundo
26/10/2021 16h57
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/14743196/original/open-uri20211026-688-1c4t6xh?1635267824
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

O corregedor-geral da Justiça Eleitoral Luis Felipe Salomão solicitou ao Twitter a divulgação dos dados das pessoas que usaram a rede social para disseminar fake news sobre as eleições no Brasil. A plataforma tem um prazo de 15 dias para enviar as informações, contados a partir dessa segunda-feira (25), de acordo com o G1.

As provas solicitadas por Salomão, que também é ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), serão utilizadas para aprofundar as investigações de um inquérito iniciado em agosto. O processo objetiva apurar os ataques ao sistema eletrônico de votação em relação às eleições de 2018, a partir de declarações do presidente Jair Bolsonaro.

Um pedido ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes também foi feito pelo corregedor, solicitando o compartilhamento das provas colhidas nos “Inquéritos das Fake News” em tramitação na Corte. Neste caso, as investigações abrangem os ataques à Justiça Eleitoral nos atos preparatórios e nas manifestações de 7 de setembro.

A investigação iniciada pelo TSE contempla também o uso de perfis em várias outras redes sociais.A investigação iniciada pelo TSE contempla também o uso de perfis em várias outras redes sociais.

Salomão já havia determinado o bloqueio de repasses de valores a vários canais investigados pela propagação de notícias falsas relacionadas às eleições. A ação envolveu perfis no YouTube, Twitter, Facebook, Instagram e Twitch, inicialmente, e depois incluiu ainda contas na plataforma Gettr.

Dados que deverão ser repassados às autoridades

As informações solicitadas pelo ministro do TSE ao Twitter incluem:

  • Dados cadastrais de usuários da rede de microblog, inclusive IPs, que foram responsáveis pela primeira postagem de hashtags sobre o tema.
  • Detalhes sobre a evolução da postagem das hashtags, com intervalo a cada 15 minutos.
  • Planilha informando nome do perfil, data, horário e conteúdo falso compartilhado na rede social.

Os dados solicitados pelo TSE ao Twitter deverão ser repassados à Polícia Federal e incluídos nas investigações.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também