Twitter lança concurso para criar algoritmo que corte imagens
Tecmundo
O Twitter apresentou na última sexta-feira (30) um concurso para buscar melhorias no algoritmo de recorte automático de imagens na rede social.
A ideia é reforçar com auxílio externo o sistema de Inteligência Artificial que realiza adequações nas fotos postadas na plataforma sem viés de gênero ou etnia, por exemplo. Situações muito similares foram detectadas primeiro a partir de uma denúncia e, posteriormente, em estudos internos no Twitter: especialmente em fotos com mais de uma pessoa, o sistema tendia a destacar rostos de pessoas brancas e mulheres.
Para isso, a empresa vai compartilhar os códigos usados para gerar o recorte de imagens e avaliar as modificações da comunidade a partir dos mais variados métodos.
Em busca do melhor
O concurso vai acontecer nos moldes das competições de segurança, em que hackers são desafiados a invadir sistemas e aplicativos. O anúncio dos vencedores até vai acontecer no DEF CON AI Village, em 8 de agosto, com a apresentação dos melhores trabalhos.
A melhor alteração no algoritmo receberá um prêmio de US$ 3,5 mil, mas outras categorias também serão premiadas, como o Mais Inovador e o Mais Generalizante (ou seja, que pode ser aplicado para outras categorias). Interessados devem preencher um formulário e ler todo o regulamento na plataforma HackerOne.
Até o momento, como medida provisória após o pedido oficial de desculpas, o serviço passou a exibir imagens inteiras nos aplicativos para dispositivos móveis.