Home
Tecnologia
Ucrânia possui 'exército digital' com profissionais de TI do país
Tecnologia

Ucrânia possui 'exército digital' com profissionais de TI do país

publisherLogo
Tecmundo
23/03/2022 16h00
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/14931132/original/open-uri20220323-20-a0pgm?1648054267
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

A Ucrânia formou um grupo no Telegram chamado de "Exército de TI da Ucrânia", que reúne mais de 311 mil pessoas com o objetivo de travar uma guerra cibernética com a Rússia. O grupo é formado majoritariamente por programadores ucranianos, embora haja profissionais de TI de outros países. 

Em entrevista à CNBC, o engenheiro ucraniano de software Dave (que preferiu ocultar o sobrenome), disse que o "exército" vem realizando ataques cibernéticos desde o início da guerra. Os principais alvos são sites do governo russo, além de bancos e casas de câmbio do país. 

O grupo reúne mais de 311 mil pessoas, entre ucranianos e profissionais de outros paísesO grupo reúne mais de 311 mil pessoas, entre ucranianos e profissionais de outros países

“Estou ajudando o Exército de TI a executar ataques DDoS”, disse Dave. Um ataque DDoS é um ataque distribuído de negação de serviço, que sobrecarrega um site a ponto de tentar interromper o tráfego normal dele. O engenheiro ainda explicou que alugou servidores no Google Cloud Platform para criar bots que direcionam ataques a sites determinados por ele.

O grupo no Telegram compartilha possíveis alvos para diferentes ataques, desde portais específicos a dados de cartões de créditos russos. No fim de fevereiro, o ministro de Transformação Digital da Ucrânia publicou em sua conta do Twitter o link para a comunidade no Telegram e convocou os seguidores a "lutar na frente cibernética".

Veja no Twitter
twitter

We are creating an IT army. We need digital talents. All operational tasks will be given here: https://t.co/Ie4ESfxoSn . There will be tasks for everyone. We continue to fight on the cyber front. The first task is on the channel for cyber specialists.

February 26, 2022
Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também