TIM News utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para personalizar a sua experiência e publicidade e recomendar conteúdo, de acordo com a nossa Privacidade . Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Aceitar
Home
Tecnologia
União Europeia quer proibir registro anônimo de domínios na web
Tecnologia

União Europeia quer proibir registro anônimo de domínios na web

publisherLogo
Tecmundo
14/10/2021 17h40
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/14727462/original/open-uri20211014-18-xd53wl?1634233512
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

O parlamento da União Europeia começou a discussão sobre uma nova lei que pode mudar o processo de compra de domínios na região. O texto que está em debate pode obrigar o fornecimento de informações pessoais a quem deseja comprar um novo endereço de acesso.

Segundo o rascunho, que ainda pode ser alterado antes de entrar em prática, interessados na aquisição de domínios em algum território da UE terão que providenciar detalhes pessoais a um órgão público que regulamentará o setor.

Mais especificamente, devem ser coletados nome, email, telefone e endereço válido — um procedimento que até já existe, mas sem a devida confirmação ou verificação antes da compra ser efetuada.

Vai passar?

De acordo com o site Bleeping Computer, entidades como a Internet Corporation for Assigned Names and Numbers (ICANN) já se posicionaram favoravelmente à legislação, já que domínios registrados de forma falsa ou anônima acabam utilizados para golpes ou atividades ilegais, como a divulgação de malwares, pirataria e outros conteúdos nocivos.

Por outro lado, há quem veja o lado negativo da legislação, mais especificamente na defesa de liberdade de expressão e direito ao anonimato na rede. Esse tipo de garantia é importante para ativistas, especialmente em governos autoritários, e na publicação de materiais como vazamentos.

Até por essas polêmicas e pela falta de detalhes sobre a segurança desses dados, o texto deve levar ao menos mais alguns meses até ser finalizado. 

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também