TIM News utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para personalizar a sua experiência e publicidade e recomendar conteúdo, de acordo com a nossa Privacidade . Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Aceitar
Home
Tecnologia
Varejistas e atacadistas notificam Mastercard contra novas taxas
Tecnologia

Varejistas e atacadistas notificam Mastercard contra novas taxas

publisherLogo
Tecmundo
20/04/2022 23h00
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/14970993/original/open-uri20220420-18-p25ej0?1650495786
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

A Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) e a Associação Brasileira dos Atacadistas de Autosserviço (ABAAS) emitiram alertas à Mastercard , a primeira através de uma notificação extrajudicial e a segunda em um ofício. As duas principais representantes dos comércios varejista e atacadista reclamam de um reajuste da tarifa de intercâmbio que é cobrada pela operadora e repassada aos bancos emissores de cartões.

O aumento da tarifa, que já havia sido objeto de queixa apresentada pelos representantes do setor de e-commerce no mês passado, está previsto para o dia 22 de abril. De acordo com os comerciantes, o aumento chegará a 0,5% nas transações online via cartão feitas no débito, e 0,2% nas transações na função crédito. Os custos serão, naturalmente, repassados aos consumidores.

Por que os comerciantes reclamam da Mastercard?

Fonte: Shutterstock/Reprodução.Fonte: Shutterstock/Reprodução.

Na notificação extrajudicial da ABRAS, os supermercados reclamam textualmente de que a operadora de cartões não apresentou qualquer “justificativa econômica e jurídica” plausível para o aumento da taxa. Já os atacadistas, que só recentemente passaram a aceitar transações com cartões de crédito e débito , indicaram que vão “repensar” o uso da bandeira em suas vendas, por considerar o reajuste “inaceitável, abusivo, exorbitante e desproporcional”.

Em nota enviada ao colunista Lauro Jardim, do jornal O Globo, a Mastercard confirmou que atualizará a taxa no dia informado, "respeitando os limites estabelecidos pelo regulador" e que ela é paga "pelo adquirente ao banco do titular do cartão pelos serviços que ele fornece", não recebendo “nenhuma receita advinda de taxas de intercâmbio".

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também