Home
Tecnologia
Veja 5 aplicativos para conhecer melhor a tabela periódica
Tecnologia

Veja 5 aplicativos para conhecer melhor a tabela periódica

publisherLogo
Tecmundo
26/02/2022 12h00
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/14903100/original/open-uri20220226-20-nrjzoh?1645877856
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

A tabela periódica é um dos principais instrumentos usados na química. Criada em 1869 pelo russo Dmitri Mendeleev. Ela consiste na disposição sistemática de todos os elementos químicos conhecidos pelo homem e ordenados pelo número atômico, configuração eletrônica e propriedades em comum.

Formato clássico da tabela periódica dos elementosFormato clássico da tabela periódica dos elementos

Confira a seguir uma lista com 5 boas aplicações para celular para ter a sua tabela periódica sempre à mão.

1. Tabela Periódica 2022- Química

Nesse aplicativo, você pode conferir todos os elementos da tabela acompanhados do número atômico. Ao clicar sobre eles, é possível ver mais informações como dados históricos e propriedades físico-químicas.

A ficha é bem completa e inclui até mesmo o espectro eletromagnético para os elementos mais comuns. Além disso, ele oferece tabelas com conteúdo extra, como solubilidade de íons, distribuição eletrônica, indicadores ácido-base e série eletroquímica.

O aplicativo é em português e bastante intuitivo. Ele é gratuito, mas também existe uma versão paga, por apenas 10 reais, que tem ainda mais informações. Também disponível para iOS.

2. Tabela Periódica - Educalabs

Provavelmente uma das melhores tabelas da lista. Ela possui um design 3D interativo e traz informações rápidas sobre cada elemento químico no primeiro clique, sem deixar de oferecer também uma página com as informações completas sobre eles.

Além disso, possui representações tridimensionais dos modelos atômicos, nas quais é possível ver a distribuição dos elétrons nas diferentes camadas da eletrosfera, bem como os prótons e nêutrons no núcleo.

3. Tabela Periódica - JQ Soft

Essa tabela também é completa e capaz de mostrar rapidamente as informações mais importantes para quem consulta: o número atômico e a massa de cada elemento.

Além disso, oferece uma lista extensa de dados, como propriedades atômicas, termodinâmicas, materiais, eletromagnéticas, nucleares e de reatividade. Para acessá-las, basta clicar sobre o elemento de interesse.

Entretanto, nessa aplicação muitas informações só estão disponíveis na versão paga, como existência de isótopos, cartas de solubilidades e fotos dos elementos.

4. Periodic Table - Royal Society of Chemistry

O aplicativo da RSC (Academia Real de Química, do Reino Unido) é um dos mais completos. Nele, são apresentadas uma série de informações, incluindo histórico, propriedades atômicas, valores de entalpia de ligação, isótopos estáveis, entre outras.

Além disso, há um vídeo educativo para cada elemento, contando um pouco mais sobre a história de sua descoberta e suas propriedades. Excelente para quem está aprendendo ou deseja conhecer melhor a composição química do nosso mundo.

Logo no primeiro acesso, o usuário é convidado a configurar o nível de experiência dele, mostrando que a aplicação é útil até mesmo para os químicos formados na área. A maior desvantagem é que o aplicativo é todo em inglês. Também disponível para iOS.

5. Tabela Periódica - Jogo

Não se trata de uma tabela periódica propriamente dita, mas sim um jogo. De maneira muito criativa, você irá atravessar diversas fases para abrir e completar todo o mapa. No caminho, aprenderá sobre o nome dos elementos químicos e suas propriedades.

Essa aplicação é excelente para crianças, jovens e até mesmo adultos que quiserem revisar e reforçar seus conhecimentos de química. O jogo é simples, mas bastante divertido e até um pouco viciante.

Também é uma excelente ferramenta pedagógica para professores de química ou de ciência em geral para ser aplicada em sala de aula, ou até mesmo fora dela.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também