Veja a evolução do Google Chromecast
Tecmundo
O Chromecast foi o primeiro conversor de TVs em Smart TVs que fez sucesso no mercado mundial e, desde então, surgiram dezenas de opções disponíveis. A primeira geração do acessório do Google foi lançada em 2013, mas, ao decorrer dos anos, a companhia disponibilizou outras edições mais potentes aos consumidores.
Nos últimos anos, a tecnologia se tornou mais acessível, inclusive no Brasil, mas nem todo mundo pode ou quer comprar uma TV smart. Então, o dispositivo do Google pode ser uma opção excelente e simples para usufruir de conexão com internet e serviços de streaming como Netflix, Prime Video, Globoplay, YouTube, entre outros.
Conheça todas as gerações do Google Chromecast
Desde o lançamento do primeiro Chromecast, a Google continuou testando novas tecnologias e ofereceu outros 5 modelos — alguns que ainda estão disponíveis no mercado. Tem até opção específica apenas para músicas.
Veja, abaixo, cada um dos modelos e suas principais características.
Chromecast - 1ª geração (24 de julho de 2013)
Chromecast de 1ª geração
A primeira geração do Chromecast oferece qualidade Full HD de até 1080p, 512 MB de memória RAM, 2 GB de armazenamento interno, entrada HDMI e conexão Wi-Fi nos padrões 802.11 b/g/n. A energia é alimentada por um cabo USB, que pode ser conectado na tomada ou na entrada da própria TV.
Após colocar o dongle no televisor, o usuário deve conectar o smartphone ou tablet no Chromecast e espelhar os conteúdos que deseja exibir na TV. Apesar de o lançamento original ter sido realizado em 2013, o aparelho só chegou no Brasil em 2014 — de qualquer forma, após o lançamento do Chromecast 2, a primeira geração foi descontinuada.
Chromecast - 2ª geração (29 de setembro de 2015)
Chromecast de 2ª geração
Dois anos após o primeiro lançamento, no dia 29 de setembro de 2015, a Google disponibilizou o Chromecast de 2ª geração, que traz algumas melhorias em relação ao dispositivo original. Entre elas, os usuários podem se conectar em redes de até 5 GHz com o padrão 802.11 ac e assistir conteúdos em 60 fps com a qualidade de 720p — ou 1080p a 30 fps.
Outra atualização foi o cabo extensor HDMI embutido no Chromecast 2, já que o primeiro modelo acompanhava um extensor avulso. O dispositivo foi lançado no Brasil em 2016, mas foi descontinuado em 2018 com o lançamento da terceira geração.
Chromecast Audio (29 de setembro de 2015)
Em vez de entrada HDMI, o Chromecast Audio oferece entrada P2 como plugue de áudio e USB para a alimentação de energia. Diferentemente de todos os outros dongles da marca, o Chromecast Audio foi lançado especificamente para transformar aparelhos de som em dispositivos inteligentes.
Chromecast Audio
Ou seja, aquela sua caixa de som velha podia se transformar em um aparelho que reproduz YouTube Music, Spotify e outros serviços de streaming. Infelizmente, o dispositivo não fez sucesso ao redor do mundo e foi descontinuado em 2019.
Chromecast Ultra (6 de novembro de 2016)
O Chromecast Ultra foi o único dongle da última geração capaz de oferecer qualidade de vídeo em 4K, com suporte a HDR10 e Dolby Vision, além de componentes mais poderosos. Infelizmente, o modelo foi descontinuado em 2019 e não chegou a ser lançado oficialmente no Brasil.
Chromecast - 3ª geração (10 de outubro de 2018)
Chromecast de 3ª geração
O design deste dispositivo continua arrendondado e compacto, porém, com um toque mais fino. Já o hardware é semelhante em relação ao Chromecast 2, mas conta com resolução máxima de 1080p a 60 fps e suporte nativo ao Google Assistente. Ou seja, os usuários podem realizar comandos de voz usando um smartphone Android ou aparelhos Google Home.
A terceira geração do Chromecast foi lançada oficialmente no Brasil em 2019. O produto atualmente pode ser encontrado nas lojas por valores na casa dos R$ 199.
Chromecast com Google TV (30 de setembro de 2020)
O Chromecast com Google TV é o único da família que não necessita de um smartphone ou tablet para espelhar o conteúdo na TV. Como funciona com o sistema Google TV , o aparelho pode ser controlado diretamente por um controle remoto que acompanha o produto.
Chromecast de 4ª geração
Em relação ao design, o novo dispositivo continua com o aspecto minimalista dos outros modelos, contudo, abandona o formato arredondado. Já a qualidade de imagem é de até 4K a 60 fps, com suporte as tecnologias HDR e Dolby Vision.
O Chromecast 4 ainda conta com comandos de voz via Google Assistente, processador quad-core, memória RAM de 2 GB, armazenamento interno de 8 GB, Bluetooth 4.2 e as outras funções dos aparelhos anteriores. As conexões via HDMI e USB continuam as mesmas.
Infelizmente, até o momento, a quarta geração do Chromecast não foi lançada no Brasil — de qualquer forma, é possível encontrar o dispositivo no mercado informal.