TIM News utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para personalizar a sua experiência e publicidade e recomendar conteúdo, de acordo com a nossa Privacidade . Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Aceitar
Home
Tecnologia
Veja quais são os malwares mais utilizados no mundo
Tecnologia

Veja quais são os malwares mais utilizados no mundo

publisherLogo
Tecmundo
22/11/2021 12h00
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/14781558/original/open-uri20211122-19-141zpxz?1637582861
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

O Trickbot foi o malware mais prevalente no mundo em outubro, sendo utilizado em 4,26% dos ataques cibernéticos globais direcionados às organizações ao longo do mês. É o que revela o Índice Global de Ameaças, divulgado na quarta-feira (17) pela Check Point Research.

De acordo com a empresa de cibersegurança, é a quinta vez em 2021 que o cavalo de Troia bancário assume a liderança do ranking global Top Malware. Constantemente atualizado, o programa malicioso tem se tornado mais flexível, sendo capaz de roubar credenciais financeiras, dados de contas e identificação pessoal, além de disseminar ransomware.

No Brasil, a situação é um pouco diferente, já que o malware mais usado no mês foi o XMRig, prevalecendo em 5,17% das campanhas maliciosas, conforme a Check Point. Líder mundial, o Trickbot ficou em segundo lugar no território nacional, seguindo pelo Tofsee.

Malwares mais usados no Brasil em outubro.Malwares mais usados no Brasil em outubro.

O levantamento destaca ainda o retorno do botnet Emotet, responsável pela explosão de ataques de ransomware nos últimos três anos, e a entrada da “Apache HTTP Server Directory Traversal” na lista das 10 vulnerabilidades mais exploradas do mês. Neste último ranking, a liderança é da falha “Web Servers Malicious URL Directory Traversal”.

Principais malwares para celular

Em relação aos ataques que têm como alvo os dispositivos móveis, a pesquisa aponta o xHelper como o mais utilizado pelos cibercriminosos. Observado desde o início de 2019, o app Android malicioso é usado para baixar outras ferramentas danosas ao aparelho e exibir anúncios, tendo a capacidade de se reinstalar caso seja removido.

Outro malware móvel que aparece na lista é o AlienBot, destinado ao roubo de dados financeiros, podendo ainda controlar o aparelho infectado. Também foi mencionado o XLoader, igualmente usado na captura de informações bancárias.

A equipe por trás do Índice Global de Ameaças revelou ainda os setores mais atacados globalmente em outubro, com as áreas de educação e pesquisa na dianteira, seguidas por comunicações, governo e militar.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também