TIM News utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para personalizar a sua experiência e publicidade e recomendar conteúdo, de acordo com a nossa Privacidade . Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Aceitar
Home
Tecnologia
Wikipédia apela contra ação russa para remover informações da guera
Tecnologia

Wikipédia apela contra ação russa para remover informações da guera

publisherLogo
Tecmundo
13/06/2022 21h30
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/15049941/original/open-uri20220613-18-1qm53nv?1655156170
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Nesta segunda-feira (13), a Wikimedia Foundation revelou que está respondendo uma ação judicial russa que a acusa de publicar informações proibidas na Wikipédia. O Tribunal de Moscou, na Rússia, multou a fundação em 5 milhões de rublos (cerca de R$ 445 mil na cotação atual) por não remover informações de artigos supostamente falsos.

O tribunal russo acusa a Wikimedia Foundation de não remover artigos sobre as invasões russas na Ucrânia, crimes de guerra durante a invasão, bombardeio do hospital de Mariupol, entre outros sobre a guerra. Em resposta, a fundação argumenta que as informações são baseadas em fatos e verificadas por voluntários, sem desinformações.

Dessa forma, a Wikipédia requisita que a liberdade de expressão seja protegida para que, assim, a proibição russa não viole o direito das pessoas sobre o acesso ao conhecimento. Contudo, o Tribunal de Moscou declarou que a Wikimedia Foundation está operando na região russa e, por isso, é obrigada a cumprir a lei.

Wikipédia em russo.Wikipédia em russo.

Wikipédia na Rússia

“O governo está direcionando informações que são vitais para a vida das pessoas em tempos de crise. Instamos o tribunal a reconsiderar a favor dos direitos de todos ao acesso ao conhecimento e à liberdade de expressão”, disse o conselheiro geral da Wikimedia Foundation, Stephen LaPorte.

A Wikimedia também argumenta que não faz sentido afirmar que a fundação está operando em território russo apenas por oferecer a Wikipédia na Rússia, já que o serviço está disponível em mais de 300 idiomas em todo o mundo. Caso a Wikipédia seja bloqueada na região, mais de 145 milhões de pessoas que usam o serviço em russo serão afetadas.

Em algumas semanas, o governo russo deve responder o apelo realizado pela Wikimedia Foundation. Ou seja, por enquanto, os usuários russos podem continuar acessando a Wikipédia normalmente.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também