Windows 11: apps como Paint e Bloco de Notas são redesenhados
Tecmundo
A Microsoft mostrou, nesta terça-feira (10), como ficará o redesenho de alguns dos principais softwares do Windows 11. Paint, Bloco de Notas, Fotos, Media Player e outros estão mais parecidos com o sistema operacional mais recente.
O aplicativo de edição de imagens, por exemplo, se transformou em uma releitura moderna do visual clássico. A interface foi atualizada para combinar com o Windows 11 e tem, por exemplo, uma barra de ferramentas simplificada e novas caixas de diálogo.
O Bloco de Notas, outro programa essencial, também respeitou seu histórico. Ele lembra bastante a versão tradicional, só que agora possui ferramentas para desfazer edições de texto e novas formas para localizar e substituir palavras.
O Fotos está mais rápido e fácil de ser utilizado, segundo a Microsoft. Ele teve a barra de ferramentas atualizada e por isso é mais simples fazer edições básicas de imagens. Além disso, agora há também o recurso “várias visualizações”, que permite comparar fotos em uma mesma janela.
Outras mudanças
A Microsoft explicou que nos próximos meses continuará atualizando outros aplicativos que vêm pré-instalados no Windows 11. A empresa disse que está colhendo feedbacks dos usuários da comunidade Windows Insider.
Confira, abaixo, outros apps que foram remodelados e as capturas de tela mostrando o visual dos programas.
- Ferramenta de Captura: a nova Ferramenta de Captura simplifica o registro da tela a partir do teclado WIN + SHIFT + S;
- Windows Media Player: agora está mais fácil criar e gerenciar playlists, reproduzir música rapidamente, reprodução de CD no aplicativo, que continua a ser distribuído para o programa de testes;
- Relógio: o app agora está integrado ao Focus Sessions e pode ser conectado ao Spotify, por exemplo;
- Calculadora: a ferramenta agora ajuda a gerenciar suas finanças, traçar e analisar equações em um gráfico e avaliar álgebra, trigonometria e expressões matemáticas complexas;
- Gravador: o recurso foi bastante remodelado e agora está visualmente parecido com o Windows 11. Ele também ganhou suporte para alterar o dispositivo de gravação e formato de arquivo de dentro do aplicativo.