Windows 11: como criar um pendrive bootável com a ISO do sistema
Tecmundo
Enquanto a Microsoft facilitou a vida dos usuários trazendo o Windows 11 como uma atualização de seu sistema operacional anterior, a criação de um pendrive bootável com o SO ainda pode ser útil em alguns casos. Seja para levar o software para outro computador, recuperar um PC com problemas no HD ou fazer uma instalação limpa, o uso de uma mídia física de instalação pode fazer a diferença.
Assim como os métodos mais diretos de instalação do Windows 11, criar um pendrive ou DVD bootável com o sistema operacional é bem simples. O procedimento pode ser feito com ferramentas oficiais da Microsoft e dispensa o uso de programas que eram populares para esse tipo de configuração, como o YUMI Multiboot.
Menu Iniciar do Windows 11.
Abaixo, veja como criar um pendrive bootável usando a ferramenta oficial de download da Microsoft. Além disso, caso você já tenha uma ISO baixada, aprenda como fazer a formatação usando o CMD do Windows 10, dispensando o uso de outros softwares.
Antes de mais nada, baixe o Windows 11
O novo sistema operacional da Microsoft está disponível atualmente em beta e, devido a isso, é necessário fazer um registro no Windows Insiders para baixar o arquivo ISO. Siga o passo a passo abaixo para realizar o download da imagem do Windows 11 como um usuário beta.
Fazendo a inscrição no Windows Insider
- Entre no site do Windows Insider e, caso ainda não tenha um cadastro, clique no botão "Register";
- Faça login com a mesma conta da Microsoft utilizada no seu PC com Windows 10 e aceite os termos de participação;
- Em seu computador, acesse a página "Configurações" e clique em "Atualização e Segurança";
- Encontre a aba "Windows Insider", presente no fim da página, e clique em "Começar Agora".
O botão "64-bit Download" inclui um link compartilhável para baixar o Windows 11
Baixando a ISO do Windows 11
- Para baixar a ISO do Windows 11, entre neste site e faça login com a mesma conta vinculada ao Windows Insiders;
- Role até o final da página e clique em "Select Edition". Selecione a versão "Beta Channel" mais recente — neste caso, a Build 22000.132 — e clique em "Confirm";
- Selecione o idioma do sistema de sua preferência (utilizamos Português Brasileiro) e clique em "Confirm";
- Em seguida, basta clicar em "64-bit Download" para baixar o arquivo ISO do Windows 11. O botão também conta com um link compartilhável que vale por 24 horas,que inicia o dowload automático da imagem do sistema.
Instalação limpa sem pendrive
Para quem vai realizar a instalação limpa do Windows 11 no mesmo computador que a ISO foi baixada, não é necessário criar um pendrive bootável. Se você está no Windows 10 e quer iniciar diretamente a instalação do novo sistema, é possível fazer isso apenas com o arquivo de imagem do novo SO.
Para isso, siga os passos abaixo:
- Encontre a ISO baixada do Windows 11 em seu computador, clique no arquivo ou, usando o botão direito, vá nas opções "Montar" ou "Abrir com" o Windows Explorer;
- Ao abrir a navegação dos arquivos, clique no executável "Setup", que abrirá o menu de instalação do Windows 11;
- Siga o passo a passo apresentado no software para realizar a instalação.
Importante: caso o seu computador não esteja dentro dos requisitos mínimos do beta do Windows 11, um alerta será apresentado indicando que o sistema não pode ser instalado no PC. Neste caso, a janela de instalação indicará qual o problema que está impedindo o progresso — normalmente o culpado é o TPM 2.0.
Pendrive bootável para ISO com o CMD do Windows 10
Se você já baixou uma ISO do Windows 11 no seu computador e quer criar um pendrive bootável usando o arquivo, é possível realizar a formatação por meio do CMD do Windows 10. Com isso, não é necessário baixar utilitários ou ter acesso à internet para realizar o procedimento.
Apesar de as imagens do sistema aparecerem para download em diversos locais da internet, a recomendação é baixar a ISO diretamente do site da Microsoft. A imagem do Windows 11 está disponível para download com a ferramenta oficial da companhia e não precisa de uma chave de ativação para ser baixada ou instalada.
Também é possível realizar a formatação de um pendrive usando somente o CMD do Windows 10. Com a ISO e um pendrive de pelo menos 8 GB em mãos, siga o passo a passo abaixo para criar a mídia de instalação com o Windows 11:
- Conecte o pendrive que será formatado no computador e faça backup de arquivos da unidade, que será totalmente limpa;
- Acesse o Prompt de Comando do Windows abrindo o Menu Iniciar e pesquisando por "cmd" ou "prompt de comando". Clique com o botão direito do mouse no programa e execute como administrador;
- Na página inicial do Prompt de Comando, digite "diskpart" (sem aspas) e aperte Enter
- Uma nova janela será aberta e, nela, digite "list disk" para o sistema exibir todas as unidades de armazenamento presentes no PC.
- Identifique qual dos discos é o pen drive verificando o tamanho. Como estamos utilizando um pendrive de 8 GB, o sistema exibe o total de 7.441 MB de armazenamento. No nosso caso, o pendrive é o Disco 5;
- Após identificar o pendrive na lista de discos, selecione a unidade para continuar a formatação digitando "select" e o nome da unidade. Seguindo nosso exemplo, digite "select disk 5";
- Em seguida, digite "clean" para limpar o pendrive. Espere até a frase "Diskpart está limpando o disco" aparecer no prompt.
- Em seguida, digite o comando "create part pri"para que o sistema crie uma partição. Em seguida, faça a seleção com o comando "select part 1";
- Digite o comando "format fs=fat32 quick" para realizar a formatação da unidade em Fat 32, padrão utilizando na maioria dos computadores modernos;
- Após a conclusão, digite "exit" para sair do programa.
Copie os arquivos da ISO para a pasta raiz do pen drive.
- Agora, encontre a ISO do Windows 11 em seu computador e abra o arquivo. Para isso, clique com o botão direito do mouse e selecione a opção "Montar". Outra possibilidade é escolher a opção "Abrir com" e selecionar o Windows Explorer.
- Copie todos os arquivos presentes dentro da ISO e cole na raíz do pendrive. Pronto! O dispositivo está pronto para ser usado na instalação do sistema em outro computador.