Home
Tecnologia
Windows 11: erro impede que aplicativos recebam atualizações
Tecnologia

Windows 11: erro impede que aplicativos recebam atualizações

publisherLogo
Tecmundo
19/11/2021 20h30
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/14779498/original/open-uri20211119-20-twan7c?1637353971
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Recém-lançado no mercado, o Windows 11 trouxe muitas novidades, mas ainda está longe de oferecer uma experiência homogênea para todos os usuários. Nesse contexto, a Microsoft confirmou na última quinta-feira (18) que a plataforma possui um novo erro que impede os aplicativos instalados de serem atualizados ou reparados pelo sistema.

Mais especificamente, o problema ocorre após a instalação da atualização cumulativa de número "KB5007215", fazendo com que o utilitário nativo Microsoft Installer (MSI) pare de funcionar como o esperado. Como o programa é responsável pelo gerenciamento de outros softwares na plataforma Windows, o caso ganha certa gravidade, mas não deve esperar muito por uma correção — já que foi reconhecido pela Microsoft.

Até o momento, a lista completa de aplicativos afetados ainda não está disponível, contudo, a gigante de Redmond afirmou que alguns aplicativos da empresa Kaspersky, especializada em produtos de segurança digital, sofrem com o problema. Para agravar o caso, os softwares que encontraram o erro deixaram de funcionar corretamente, como em uma instalação mal sucedida.

Novo erro do Windows 11 afeta o Microsoft Installer e prejudica atualização de aplicativos. (Fonte: Digital Trends / Reprodução)Novo erro do Windows 11 afeta o Microsoft Installer e prejudica atualização de aplicativos. (Fonte: Digital Trends / Reprodução)

Enquanto a Microsoft não disponibiliza uma correção oficial, ela recomenda um "método alternativo" para contornar o problema: a desinstalação completa do aplicativo afetado, seguido de uma instalação de sua versão mais recente. Embora funcione, é preciso ressaltar que a solução proposta pode ocasionar a perda de dados e configurações de usuários, caso não estejam protegidos por uma cópia de segurança.

Possivelmente, se a Microsoft seguir seu cronograma de lançamentos, a correção para o problema deve chegar até a segunda terça-feira de dezembro, próximo dia 14 — uma data mensal conhecida como "Patch Tuesday". No entanto, a empresa também pode se adiantar e liberar a atualização como uma medida de urgência, assim como na ocasião envolvendo o "PrintNightmare", relacionado as impressoras.

Confira mais detalhes sobre o erro, que também afeta o Windows 10 nas versões 21H1 e 21H2, clicando aqui .

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também