Windows 11 está em cerca de 20% dos PCs, diz pesquisa
Tecmundo
A quantidade de usuários do Windows 11 vem aumentando desde o início de 2022, mas a versão mais recente do sistema operacional ainda está presente em apenas cerca de 20% dos computadores com o software da Microsoft em todo o mundo. É o que revela o levantamento feito pela empresa AdDuplex, divulgado no domingo (27).
De acordo com a pesquisa, a nova geração do Windows estava presente em 19,3% dos dispositivos que rodavam o sistema da gigante de Redmond no mês de fevereiro. Os dados mostram um pequeno aumento em relação a janeiro, quando a versão lançada em outubro do ano passado foi encontrada em 16,1% das máquinas.
O ritmo de crescimento considerado lento pode ser justificado pela incompatibilidade de computadores antigos com o Windows 11, principalmente, como lembra o XDA, além de outros fatores. Apesar disso, o sistema deve chegar a mais dispositivos ainda este ano, com a ampliação da disponibilidade do update.
Dados do levantamento referentes ao mês de fevereiro.
A quantidade de usuários de cada versão do software é medida com base nos computadores que utilizam o SDK AdDuplex v2, encontrado em mais de 5 mil apps disponíveis na Microsoft Store. Essa ferramenta fornece uma estrutura de publicidade para os programas, permitindo coletar alguns dados sobre as máquinas nas quais o app está instalado.
Windows 10 21H1 na liderança
Com a presença em 19,3% dos PCs, o Windows 11 aparece como a terceira versão mais popular do sistema atualmente. Na dianteira, está o Windows 10 21H1, detectado em 27,5% dos dispositivos, seguido pelo Windows 10 21H2, atualização oferecida aos computadores que não atendem aos requisitos da nova geração, com 21%.
As versões 20H2 e 2004 do Windows 10 fecham o top 5, com 17,9% e 7,9%, respectivamente, conforme os dados do levantamento. Vale destacar também a presença da edição beta do Windows 11 no ranking, representando 0,3% dos dispositivos.