Windows 11 permitirá restaurar apps rapidamente ao trocar de PC
Tecmundo
Durante a conferência Build 2022, a Microsoft anunciou mais novidades para o ecossistema da empresa e também do Windows. De acordo com a companhia, uma nova função permitirá restaurar os aplicativos de um computador para outro de forma mais prática e está atrelada à Microsoft Store no Windows 11 .
A nova função de restaurar aplicativos de um computador para outro, durante uma troca, por exemplo, entrará em fase de testes com usuários do programa Windows Insider . “Para tornar mais fácil aos consumidores a transição para novos PCs de forma rápida e prática, vamos testar em breve um novo recurso nos canais do Windows Insider”, diz a empresa.
A Microsoft ainda não comentou se a mesma função estará disponível no Windows 10.
Nesse caso, os usuários que optarem por utilizar o recurso precisarão, previamente, ter baixado os aplicativos da loja oficial. Atualmente, o Windows apenas permite “restaurar” os aplicativos caso o usuário refaça todos os downloads manualmente em seu computador.
“Isso também vai ajudar desenvolvedores a reterem seus consumidores sem precisar lembrá-los de refazer o download de seus aplicativos”, informa a Microsoft.
O lado “negativo”
Apesar de a novidade oferecer um impacto positivo, a Microsoft também precisará ter um trabalho mais próximo dos desenvolvedores. Isso porque muitos aplicativos ainda não estão disponíveis oficialmente na Microsoft Store, o que ainda os deixa de fora dessa restauração simplificada por meio da loja.
A nova função de restaurar apps no Windows 11 estará disponível na aba "Minha Biblioteca" da loja. Para utilizá-la, os usuários também precisarão vincular uma conta da Microsoft.
Ainda no anúncio, a Microsoft revelou que os desenvolvedores poderão enviar aplicativos Win32 sem precisar passar por uma lista de espera antes da aprovação, o que deve surtir impactos principalmente para desenvolvedores independentes.