Windows 11 vai alertar quem salva senhas em programas inseguros
Tecmundo
A Microsoft está trabalhando em um novo recurso para o Windows 11 para aumentar a segurança digital dos usuários. A ferramenta envolve notificar por meio de uma janela pop-up os usuários que salvam credenciais de acesso, como login e senha, em locais considerados inseguros.
A novidade vai alertar sobre informações salvas no bom e velho Bloco de Notas ou aplicativos considerados potencialmente nocivos e sem qualquer tipo de criptografia para proteger o código. Além disso, a janela também pode surgir se você estiver digitando os dados pessoais em uma página que está simulando uma tela de login de outro serviço.
A janela que salta quando você salva senhas em locais inseguros.
A novidade faz parte de um recurso já existente, o Microsoft Defender SmartScreen, mas que agora passará a utilizar tecnologias de Inteligência Artificial para prevenir golpes como o phishing.
Esse será um dos primeiros serviços do mundo a operar no nível do kernel, ou seja, do núcleo do sistema operacional, que realiza a comunicação entre os programas e permite o processamento de dados.
Segundo o site Windows Latest, a novidade deve ser disponibilizada a partir da atualização Sun Valley 2, versão do Windows 11 que será liberada a partir do segundo semestre de 2022.