Windows 11: veja 9 funções ocultas no sistema operacional
Tecmundo
O Windows 11 é a nova versão do sistema operacional da Microsoft que chegou recentemente aos PCs. O novo sistema chega com uma série de melhorias e novidades, principalmente em relação a funções que não existiam em suas versões anteriores.
Hoje o TecMundo reúne uma série de funções ocultas que podem ser ativadas no novo sistema. Confira:
1. Múltiplas Áreas de Trabalho
Apesar de não ser uma novidade do sistema, já que ela aparece também na versão anterior, agora é possível personalizar cada uma das suas Áreas de Trabalho. No novo sistema operacional, você pode editar o papel de parede, criar permissões diferentes para cada desktop, e transferir arquivos entre eles.
Além de permitir criar múltiplas Áreas de Trabalho, o novo sistema operacional permite que você personalize cada uma delas
2. Minimizar janelas sacudindo elas
Embora pareça desnecessária, a função de minimizar janelas de aplicativos sacudindo-as é um tanto interessante. Você poderá recolher apenas as que você estiver utilizando, ou também minimizar todas elas com o simples gesto. Vale lembrar que essa função não é nativa do novo sistema, e precisa ser ativada em: Sistema > Multitarefas > "Janela da barra de título tremida".
Depois de ativar a função "Janela da barra de título tremida" qualquer aplicativo pode ser minimizado apenas sacudindo sua tela em exibição
3. Modo escuro
Presente em praticamente todos os softwares e sistemas de hoje em dia, o Modo Escuro está disponível no Windows 11. Também é possível configurar os níveis que o modo atuará, como por exemplo, limitar a mudança de cor apenas em janelas e no tema, ou aplicar a todos os aplicativos.
O Popular "Modo Escuro" também está presente no novo sistema operacional da Microsoft
4. Editor de vídeo nativo
Outra funcionalidade muito importante é a inclusão de um editor de vídeo nativo. Substituindo o antigo Movie Maker, ele permite que você faça edições rápidas nos seus arquivos, e exporte para os mais diferentes formatos. Além disso, é possível importar e exportar seus projetos de forma parecida com o funcionamento de outros softwares do gênero, como Final Cut e Premiere Pro.
O Editor de Vídeos da Microsoft não traz muitos recursos adicionais, mas faz o básico na edição
5. Inserção de GIFs
Outro recurso que chegou à nova versão do sistema da Microsoft é a de inserção de GIFs. Agora, além do usuário poder adicionar os famosos emojis em textos e mensagens, também é possível buscar arquivos .gif na internet sem a necessidade de abrir uma página ou usar um software para isso.
Agora é possível inserir GIFs diretamente em textos e mensagens
6. Ditado e pontuação automática
Os recursos de conversão de voz em texto evoluíram no novo sistema operacional. Agora, além de traduzir o que é dito em áudio, o sistema reconhece a gramática correta e faz as pontuações automaticamente. Além dessa função, a plataforma também traz uma série de recursos de acessibilidade aprimorados em sua nova versão, sempre visando ampliar a inclusão social.
O recurso de voz está aprimorado na nova versão do sistema operacional
7. Gravação de tela
A Xbox Game Bar continua presente. Entretanto, agora ela traz a função de gravar não somente os seus jogos no PC, mas também o que está sendo feito na sua área de trabalho. Apertando as teclas "windows" + "Alt" + "R", você aciona a gravação e, com o mesmo comando, você encerra, com o vídeo, sendo automaticamente enviado para seu HD no diretório padrão.
A famosa Xbox Game Bar agora traz novas funções
8. Histórico da Área de Transferência
Uma novidade bem interessante é a possibilidade de ter um histórico de itens que foram copiados e movidos dentro do seu sistema. Essa funcionalidade faz com que você recupere arquivos que foram modificados recentemente, inclusive em outros computadores, caso a opção esteja ativada junto com a sua conta no One Drive, o serviço de armazenamento em nuvem da Microsoft.
É possível ter um histórico de transferências de arquivos do seu PC e de outros através do One Drive
9. Salvar janelas em monitores externos
Para aqueles que usam notebooks junto a um monitor externo, agora é possível guardar as informações referentes a quais janelas são abertas por lá. Por exemplo, caso você sempre utilize um editor de texto, como o Word, na sua tela secundária, é possível configurá-lo para que, toda vez que o monitor extra for conectado, ele automaticamente apareça por lá, não exigindo mais que o usuário organize tudo toda vez que conecta e desconecta a tela auxiliar.
Agora é possível salvar os aplicativos e janelas que serão abertos em monitores secundários