Windows: bug faz com que arquivos fiquem no PC mesmo após formatar
Tecmundo
A Microsoft confirmou a existência de um novo bug que afeta as versões mais recentes dos sistemas operacionais da empresa — o Windows 11 e o Windows 10 entre as atualizações 20H2 e 21H2.
O erro envolve a opção "Remover tudo", uma das alternativas para quem deseja fazer uma restauração do sistema que é bastante usada para quem vai repassar, vender ou doar o computador. Essa opção aparece quando você vai no item "Restaurar", dentro do menu "Atualização e Segurança" da plataforma. Quem realiza a limpeza remota também parece ter sido afetado.
De acordo com a companhia, a falha faz com que nem todos os arquivos de fato sejam removidos do sistema: algumas pastas que estavam sincronizadas com a máquina via OneDrive ou OneDrive Business podem persistir e aparecer no sistema operacional restaurado, mesmo que a conta não seja mais a mesma.
E agora?
Segundo o Bleeping Computer, apenas arquivos baixados ou abertos pelo próprio Windows foram afetados, sem expandir para tudo o que está na nuvem. A Microsoft já trabalha em uma correção que deve ser enviada junto com uma atualização futura da plataforma.
Enquanto isso, é recomendável que você encerre a sincronia com o seu perfil do OneDrive antes de fazer a limpeza no sistema pela opção "Remover tudo".
Como esses documentos em questão podem ser privados, sensíveis ou confidenciais, a falha pode ser considerada relativamente grave, dependendo de quem colocar as mãos nos arquivos e o que fizer com eles.