Wordle: conheça o jogo que virou moda em redes sociais
Tecmundo
Uma sequência de quadrados sem qualquer contexto, alguns coloridos de verde e outros de amarelo. Junto do desenho, uma espécie de placar e uma única palavra: "Wordle".
Esse tipo de conteúdo começou a aparecer com frequência nas últimas semanas em redes sociais, mas sem muito contexto ou explicação. Afinal, o que é isso? Trata-se de um game online que está ganhando espaço nas redes sociais e até ganhou uma edição em português.
O que é Wordle?
O Wordle é um jogo online muito parecido com o formato do clássico desafio de "forca", em que você precisa adivinhar qual é a palavra com base em tentativa e erro, montando os termos usando letras isoladas. Você pode acessá-lo por este link e jogar diretamente no navegador, tanto no celular quanto no computador.
Uma rodada de Wordle.
Só que as regras aqui são bem específicas: as palavras obrigatoriamente possuem cinco letras e são em inglês, com o desafio sendo atualizado todos os dias no site do Wordle.
Em cada uma das seis rodadas, você precisa inserir uma nova palavra de cinco dígitos. Se você acertar a letra e a posição dela, o caractere fica em verde. Caso acerte a presença dela, mas não o posicionamento, ela fica em amarelo. Letras incorretas e ausentes ganham um tom cinza escurecido.
As diferentes cores do Wordle.
E não adianta chutar qualquer coisa: apenas são aceitas palavras que estão na base de dados do game.
O resultado, que é o conjunto colorido de quadrados, pode ser compartilhado em redes sociais com um simples comando de copiar e colar — e servindo também como uma espécie de arquivo para você catalogar o seu desempenho no Wordle.
O jogo foi criado por um programador norte-americano chamado Josh Wardle como uma espécie de presente para a companheira, Palak Shah, que adora quebra-cabeças do tipo envolvendo letras.
Ele não imaginava que a brincadeira viraria um fenômeno, mas resolveu lançar o projeto em uma página quando alguns amigos adoraram a ideia e identificaram o potencial.
Versão em português
Com tanta popularidade, rapidamente começaram a surgir clones e homenagens ao projeto. O Termo, por exemplo, é a versão em português, criado pelo desenvolvedor Fernando Serboncini.
A versão em português.