YouTube atualiza mecanismo de busca com destaques para conteúdos
Tecmundo
Pablo Paniagua, diretor de Gestão de Produto do YouTube, anunciou, no blog oficial da plataforma, mudanças no mecanismo de busca do site que prometem aprimorar a relevância de conteúdos sugeridos aos usuários.
A reformulação do visual dos resultados de pesquisas é a primeira delas. A partir de agora, em vez de uma miniatura para cada indicação, haverá uma janela maior, que exibe a prévia do material; abaixo dela, capítulos relacionados ao vídeo, quando disponíveis. Assim, além adiantar se existe o tópico pelo qual se espera, a novidade permite ao público ir "direto ao ponto".
"Digamos que você esteja procurando uma boa receita de pão e queira aprender a sovar a massa usando uma técnica melhor. Com esses novos resultados da busca, você poderá ver todas as etapas do vídeo (desde acender o forno até tirar o pão) e pular direto para o capítulo com a parte sobre sovar a massa", exemplifica Paniagua.
Mais resultados em mais idiomas
Caso não exista algo interessante a respeito de determinado assunto publicado em seu idioma, o executivo conta que isso não será mais uma limitação. Isso porque a segunda alteração divulgada fará com que o YouTube comece a mostrar resultados de pesquisas que tenham legendas, títulos e descrições traduzidos automaticamente — inicialmente para o inglês, mas, posteriormente, para outras línguas.
Idiomas não serão mais barreira para o público, indica plataforma.
Por fim, o diretor explica que um novo recurso para complementar os resultados de buscas com links de sites e outros formatos do Google, disponível em dispositivos móveis na Índia e na Indonésia, pode chegar a mais países, dependendo do feedback do público.
"Queremos ajudar você a pesquisar pelo conteúdo certo no YouTube, não importa se isso signifique descobrir vídeos para aprofundar seu conhecimento sobre um tema complexo ou outros tópicos que inspirem você a começar um novo hobby. Continuaremos procurando maneiras de tornar sua experiência de busca ainda mais intuitiva e útil no futuro", promete.