YouTube prepara investimento de até US$ 300 mil em podcasters
Tecmundo
O YouTube está sondando uma expansão nos investimentos a criadores de conteúdo no formato de podcasts. Segundo a Bloomberg, a companhia entrou em contato com algumas celebridades da área e teria oferecido até US$ 300 mil para a criação de versões em vídeo de programas.
O valor é bastante variado, mas envolveria no mínimo US$ 50 mil para programas e o teto anteriormente citado para redes inteiras. O objetivo é que o investimento seja utilizado para a construção ou melhoria de estúdios, por exemplo, ou aquisição de equipamentos de áudio de maior qualidade.
Por enquanto, entretanto, o assunto seria sigiloso e nomes não foram oficializados. Contatada pela reportagem original, o Google se recusou a comentar sobre o assunto.
Expandindo os braços
Apesar de não focar exatamente em podcasts, o YouTube é um fator importante de expansão desses programas: é por lá que vários podcasts de entrevista e conversa publicam suas versões em vídeo, sendo que o Spotify aos poucos tenta ser um concorrente no setor.
Além disso, a empresa recentemente contratou um executivo chamado Kai Chuk para comandar a divisão de podcasts e iniciou testes para expandir o recurso de ouvir o conteúdo de vídeos mesmo com a tela do celular desligada — algo antes só disponível para assinantes da modalidade Premium.
Há dois anos, o YouTube ainda inaugurou um espaço para Podcasts e Videocasts no Rio de Janeiro e até lançou anúncios especializados em áudio.