25 anos do Nokia 3210: “tijolão” é relançado com jogo da cobrinha e YouTube
33giga
Para comemorar os 25 anos do Nokia 3210, a HMD Global, empresa que detém a licença para vender os aparelhos da marca finlandesa, traz o clássico de volta para o mercado. Mais conhecido como “tijolão”, devido a sua resistência contra quedas e outros acidentes no dia a dia, o celular lançado em 1999 está disponível exclusivamente na Europa.
A versão comemorativa de 25 anos do Nokia 3210 mantém o visual retrô e o icônico jogo da cobrinha, mas foram feitas algumas mudanças no core para que o celular pudesse ficar mais próximo dos modelos atuais.
Agora, o aparelho conta com conexão 4G, Bluetooth 5.0, suporte para Clouds Apps, incluindo o YouTube, câmera traseira de 2 megapixels e bateria com até 9,8 horas de autonomia. A memória RAM é 64 MB e o espaço interno é de 128 MB, podendo ser expandido com cartão de memória de até 32 GB. Também trabalha com o sistema operacional S30+.
Os modelos repaginados têm 12,2 centímetros de altura por 5,2 de largura. A tela é de 2,4 polegadas e o tipo de conexão é USB-C. É possível adquirir o novo Nokia 3210 nas cores ouro, preto ou azul. O preço sugerido é de 79 euros (R$ 440, na conversão direta).
Com o lançamento, a HMD Global busca não só atrair fãs nostálgicos, mas aproveitar o crescente mercado de Dumbphones. Trata-se de uma tendência que prioriza celulares mais simples, que se contrapõem aos smartphones cheios de funcionalidades e voltados para as redes sociais.