5 dicas para criar uma empresa do zero com o ChatGPT
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Na era da transformação digital, empreendedores têm explorado novas fronteiras para impulsionar seus negócios. Com a ascensão da inteligência artificial (IA), um novo leque de oportunidades, e, claro, possibilidades, se abre, oferecendo soluções inovadoras para desafios antigos.
A ZTX Labs surgiu de uma visão compartilhada entre Josef Rubin e sua esposa, Vanessa. Ele já havia alcançado sucesso com a Conquer, recentemente vendida por R$ 400 milhões para a Wiser. Inspirado por sua experiência em Harvard e pela eficácia dos nootrópicos em melhorar funções cognitivas, teve a ideia de trazer essas substâncias para o Brasil.
"Em Harvard, conheci os nootrópicos e pensei: 'E se trouxéssemos isso para o Brasil?'", lembra Josef. "Minha esposa embarcou comigo na missão de criar uma empresa e desenvolver um produto que nos ajudasse a sermos mais produtivos e eficientes em nosso dia a dia”, completa.
Neste contexto, Josef traz dicas e mostra como criou, do zero, uma empresa, usando apenas o ChatGPT:
1. Pesquisa e desenvolvimento
Utilizar IA para explorar referências culturais e científicas pode acelerar a criação de produtos inovadores. A ferramenta pode analisar tendências de mercado, sugerir novas abordagens ou tecnologias e até prever o impacto das diferentes fórmulas, permitindo uma abordagem mais eficiente e direcionada na fase de brainstorming.
"Com isso, buscamos apoio de uma cientista, que, daí em diante, nos ajudaria a tirar o que viesse de criativo e operacional do papel com a seriedade, pesquisa acadêmica, como um produto como esse necessita. O ChatGPT me ajudou a gerar uma lista de sugestões criativas e inovadoras em questão de minutos", comenta Josef.
2. Naming e branding
A inteligência artificial pode ser uma ferramenta poderosa na criação de nomes de produtos e identidades de marcas. As IAs hoje podem gerar dezenas de opções de nomes, testar a receptividade do público e até criar logotipos e slogans alinhados à visão da marca.
"Inspirado no filme 'Sem Limites', explorei referências culturais e conversei com a IA para criar um nome que transmitisse a ideia de avanço tecnológico e desempenho mental. O ZTX-14 reflete a jornada de 'zero para X', simbolizando o potencial de crescimento e melhoria contínua", explica Josef.
3. Desenvolvimento de estratégia de marketing
A IA pode fornecer insights e acelerar o processo de desenvolvimento da estratégia de marketing. A ferramenta pode analisar dados de mercado, segmentar públicos-alvo, sugerir canais de marketing mais eficazes e até desenvolver campanhas publicitárias completas, otimizando recursos e aumentando o impacto. "O Chat GPT se tornou nosso 'diretor de marketing', trazendo insights poderosos, incluindo o próprio nome do produto e da identidade da marca", diz Josef.
4. Criação de conteúdo
Utilizar IA para gerar conteúdo relevante e envolvente pode economizar tempo e recursos. O ChatGPT pode escrever artigos, posts em redes sociais, roteiros de vídeos e até respostas automatizadas para atendimento ao cliente, promovendo consistência na comunicação e no engajamento com o público-alvo. "A inteligência artificial ajudou a criar conteúdo que comunica efetivamente os benefícios do ZTX-14", destaca Josef.
5. Hacks são a chave para ótimos resultados
A inteligência artificial, quando usada com os hacks corretos, ajudam a gerar uma lista de sugestões criativas e inovadoras em questão de minutos. Inspirado no filme Sem Limites (2011) e seu NZT-48, o empresário explorou referências culturais e conversou com o ChatGPT para criar um nome que transmitisse a ideia de avanço tecnológico e desempenho mental, surgindo, assim, o nome ZTX-14.
O nascimento do ZTX-14 mostra que, utilizando os recursos disponíveis da Inteligência Artificial somados à capacidade de criar e, de fato, tirar do “zero para o X”, é possível criar empresas com “sua própria IA”, ou então melhorar e simplificar significativamente a rotina de trabalho no dia a dia com inteligência, foco e utilizando o melhor da tecnologia.
“A inteligência artificial não é apenas mais uma ferramenta, mas um catalisador para a inovação e do seu progresso pessoal e profissional”, finaliza Josef.