Home
Tecnologia
50 anos do Bizorrão: encontro de carros celebra aniversário do Fusca 1600S
Tecnologia

50 anos do Bizorrão: encontro de carros celebra aniversário do Fusca 1600S

publisherLogo
33giga
24/05/2024 14h04
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/16231131/original/open-uri20240527-56-11skw3?1716826751
©Divulgação/EBAA
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Carinhosamente apelidado de “Bizorrão” ou “Super Fuscão”, o VW Fusca 1600S é a única versão esportiva do Fusca produzida no Brasil e vai comemorar o Jubileu de Ouro (50 anos) no Encontro Brasileiro de Automóveis Antigos (EBAA). O evento reúne automóveis clássicos (mais de 30 anos) e acontece em Águas de Lindóia (SP) durante o fim de semana de Corpus Christi – de 29 de maio a 2 de junho.

Segundo Junior Abonante, organizador do EBAA, a previsão é reunir, no mínimo, 50 modelos do Fusca esportivo em uma área reservada para exibição e confraternização de colecionadores, como “homenagem e tributo a um carro que marcou toda uma geração”.

50 anos do Bizorrão

Uma novidade para o público é a exibição do primeiro modelo do Fusca 1600S fabricado no Brasil, adianta o colecionador Eduardo Agostini Almeida, membro do Clube do Bizorrão. “Entre 1974 e 1975, foram produzidas 5.675 unidades e eles receberam a numeração respectiva no chassis. Hoje, estimamos que cerca de 500 modelos ainda estão circulando e, por isso, celebrar o Jubileu de Ouro é uma oportunidade única para os amantes não só do Fusca, mas de carros antigos em geral.”

O Fusca esportivo foi lançado em 1974 e recebeu adereços exclusivos, motor de 1.600 cilindradas de dupla carburação e uma série de melhorias que aumentaram o seu desempenho em comparação aos modelos de linha. Voltado ao público jovem, a publicidade da época chamava o carro de “Bizorrão”, em referência ao Fusca “Besouro” tradicional. A partir de 1975, o esportivo foi descontinuado e o motor 1.600 passou a fazer parte da produção do Fusca.

O EBAA

O EBAA é o maior encontro de automóveis clássicos da América Latina e é gratuito para o público em geral. A expectativa da organização é reunir mais de 500 mil visitantes e 2 mil expositores e comerciantes durante o fim de semana de Corpus Christi.

Expositores e comerciantes interessados em participar devem se inscrever por meio deste link. Apenas serão aceitos os cadastros de veículos com mais de 30 anos. Para os modelos fabricados entre 1980 e 1994, é necessário ter placa preta (automóvel de coleção).

Organização

O encontro é realizado pela Relicário Autos Antigos em parceria com a BJ Eventos e Secretaria de Turismo de Águas de Lindóia. Ao longo dos anos, o EBAA se tornou um evento tradicional da cidade e oferece, além da exposição e venda de autos antigos, atrações como feira de peças, shows musicais e feira gastronômica.

Além da infraestrutura conhecida, a 9ª edição do EBAA vai premiar os modelos que mais se destacarem no evento. “Teremos a tão esperada batalha dos construtores, além da premiação do brilho perfeito, leilões, sem contar a presença de lendas do automobilismo nacional, shows e apresentações variadas, além da maior feira de peças, antiguidades e artigos para restauração da América Latina”, detalha Mingo Abonante, presidente do EBAA e coproprietário da Relicário Autos Antigos.

Também faz parte da programação do EBAA a realização do 4º Grande Leilão de Veículos Antigos de Águas de Lindoia, em parceria com a empresa Circuito de Leilões.

Serviço – 9ª Edição do Encontro de Autos Antigos (EBAA)

  • Local: Praça Adhemar de Barros, Águas de Lindóia (SP)
  • Data e horário: de 30 de maio a 2 de junho, das 8h às 19h
  • Público: gratuito para visitantes em geral
  • Inscrições: expositores, comerciantes e interessados em participar da programação do evento, o cadastro deve ser feito neste link
Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também