Atenção: 3 dicas do que não fazer com uma Air Fryer
33giga
A Air Fryer ganhou fama por cozinhar alimentos de forma rápida e saudável, sem necessidade de usar óleo. Apesar da praticidade, no entanto, é necessário seguir alguns cuidados para garantir a segurança do usuário e a integridade do eletrodoméstico. Veja três dicas essenciais do que não fazer com a fritadeira elétrica na hora de preparar refeições.
1. Alimentos vetados
A Air Fryer não é compatível para preparar certos alimentos. Os líquidos ou muito úmidos, por exemplo, não desenvolverão a textura desejada. Isso sem contar que o gotejamento pode ultrapassar a bandeja e causar fumaça e respingos. O mesmo pode acontecer com comidas elásticas ou moles, como o queijo brie.
Também é importante evitar os alimentos leves e pequenos, a exemplo de folhas e milho de pipoca. Além de fazer uma baita sujeira, há risco de voarem por causa da circulação de ar em alta velocidade e acabarem se alojando em partes sensíveis da Air Fryer – o que pode resultar em danos ao aparelho.
2. Lotação máxima
A fritadeira elétrica precisa de espaço para o ar quente circular. Com o recipiente lotado, isso não acontece, fazendo com que parte dos alimentos fiquem moles e ligeiramente crus. Sendo assim, a dica é preparar porções médias. Vale, ainda, parar o procedimento na metade do tempo de cozimento e virar os alimentos, para que estejam cozidos uniformemente ao final.
3. Materiais proibidos
Alguns materiais podem prejudicar o funcionamento da Air Fryer e até mesmo danificar o equipamento. A maioria das marcas, por exemplo, não recomenda usar plástico porque o item tende a derreter por conta da alta temperatura e contaminar a comida.
Também é recomendado não forrar o cesto com papel alumínio ou papel manteiga. Isso porque esses materiais podem bloquear a circulação de ar quente da fritadeira e atrapalhar o cozimento correto dos alimentos.