Beeper: programa reúne WhatsApp, Slack, Telegram e mais em uma única plataforma

33giga






Eu sempre gostei de programas que juntam diversos aplicativos de bate-papo em uma única interface. Durante anos, usei o Trillian que, veja você, reunia nomes como MSN Messenger, ICQ, Google Talk e outros menos famosos.
Ele ainda existe, mas virou um mero programa de bate-papo mesmo, com uma pegada especialmente voltada a profissionais de saúde. Não sei bem o que isso significa, mas é o que ele explica em sua página inicial atualmente.
De qualquer forma, nessa mesma pegada do Trillian de outrora, por anos usei o Franz, que também reúne em uma interface um monte de programa de bate-papo e é bem cumpridor. Em 2017, falei sobre ele na reportagem Franz: serviço de bate-papo reúne Skype, Hangouts, WhatsApp, Facebook Messenger e mais diversos comunicadores.
Gostava muito do menino, usei por anos a fio, cheguei a pagar mas, em dado momento, ele começou a apresentar uns paus estranhos. As janelas ficavam deformadas, algumas plataformas de bate-papo não conectavam e mais uma série de coisas que começaram a me irritar e tive que usar as versões web dos meus comunicadores de trabalho – Slack, Messenger, WhatsApp, Telegram.
Eis que por esses dias lançaram o Beeper, que tem a mesma proposta do Franz aí de cima, com versões para Windows, iPhone e iPad, Android, ChromeOS, MacOs, MacOS Intel e Linux. Também é gratuito e é só baixar e usar.
Ele oferece suporte às seguintes redes e bate-papos:
- Facebook Messenger
- Android SMS
- Google Messages (SMS/RCS)
- Telegram
- Signal
- Matrix
- Slack
- Google Chat
- IRC (Libera.chat)
- Discord
Como acabou de ser lançado, ainda estou avaliando as versões desktop (Windows) e Android. Mas, a princípio, tenho gostado da edição de computador.
Para smartphone, me parece meio desnecessário, já que os apps padrão dão conta do recado no telefone (que, quase que desde sempre, é melhor trabalhar com aplicativos independentes e originais do que um Frankenstein que agrupa tudo e deixa a navegação mais pesada).
Mas ainda são as primeiras impressões e, por ser gratuito e fácil de usar, já vale o download. Assim como o do Franz, que, quero crer, resolveu seus bugs há algum tempo. Já o Trillian, só se você for da área da saúde.


