Cometa K2 se aproxima da Terra nesta madrugada; veja como observá-lo
33giga
Na madrugada de hoje (13) para amanhã (14), o cometa K2 – cujo nome completo é C/2017 K2 (PanSTARRS) – fará sua máxima aproximação com a Terra. O encontro começará às 00h09 (horário de Brasília), quando o objeto passará a 270,5 milhões de quilômetros do planeta, o equivalente a quase duas vezes a distância entre Terra e Sol.
Como observar o cometa K2
Visto pela primeira vez em 2017, é um dos maiores cometas ativos já descobertos. Apesar das dimensões, no entanto, não será possível observá-lo a olho nu. O recomendado é usar telescópios ou até mesmo lunetas voltados em direção à constelação de Ofiúco, localizada no Brasil no horizonte noroeste. Vale destacar que também é necessário estar em locais mais escuros, uma vez que a iluminação de prédios atrapalha a visão.
Dados prévios
Observações iniciais do Telescópio Espacial Hubble, da NASA, apontam que o núcleo do cometa K2 pode ter, no máximo, 18 km de diâmetro. Para comparação, o famoso cometa Halley tinha um núcleo medindo entre 8 e 15 km de diâmetro.
Imagens e dados captados pelo telescópio também levaram a concluir que o astro vem liberando na atmosfera oxigênio, nitrogênio, dióxido de carbono e monóxido de carbono, todos passando de estado sólido para gás à medida que o cometa aquece.
A expectativa é que, conforme o cometa K2 se aproxima da Terra, os astrônomos possam descobrir suas reais características. Elas, por sua vez, podem ajudar a descobrir como seria a composição da nebulosa que deu origem ao Sistema Solar, há cerca de 4,6 bilhões de anos.