Conheça Mastodon, a rede social que é alternativa ao Twitter
33giga
Após a aquisição do Twitter por Elon Musk, alguns usuários têm buscado alternativas. Um dos maiores beneficiários nesse sentido foi o microblog alemão Mastodon. Rede social no mesmo estilo do passarinho azul, permite a publicação de vídeos, fotos e textos de até 500 caracteres em uma linha do tempo que pode ser visitada por outros usuários da plataforma.
O grande diferencial do Mastodon, no entanto, está nos chamados servidores. Assim que o usuário faz o cadastro na mídia, é convidado a escolher um servidor para fazer parte. Eles estão divididos por país, cidade ou interesse – como Brasil, Rio de Janeiro, tecnologia e assim por diante. A ideia é que a pessoa seja direcionada para uma comunidade que compartilhe dos seus interesses. Entretanto, é possível seguir integrantes de outros grupos.
Na hora de interagir, é válido destacar que cada servidor tem regras próprias. O código aberto permite a personalização da comunidade, indo desde vetar discursos preconceituosos até escrever textos em negrito ou itálico. E mais: no Mastodon, os tweets são chamados de “toots”, os retweets são “boost” e o curtir é o “favourite”.
Outro detalhe é que a rede não possui algoritmo. O conteúdo é exibido de forma cronológica e livre de anúncios, pois o Mastodon é desenvolvido por uma organização sem fins lucrativos dirigida pelo seu criador, Eugen Rochko, e apoiada por crowdfunding.
Na última segunda-feira (7), a rede social atingiu a marca de pouco mais de 1 milhão de usuários ativos mensais, sendo quase 500 mil a mais desde 27 de outubro. Está disponível via desktop e mobile (Android e iOS).