E-mail marketing: 4 formas de ampliar as vendas online
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Apesar da popularidade de aplicativos para troca de mensagens, o e-mail segue sendo uma das maneiras mais utilizadas pelas pessoas para a comunicação digital. As estimativas apontam que, atualmente, existem mais de 4,3 bilhões de usuários de e-mails em todo o mundo. Não à toa 87% das campanhas de marketing realizadas hoje usam essa ferramenta como meio de chegar aos públicos pretendidos.
Inclusive, uma pesquisa realizada pela empresa Opinion Box, que aponta as tendências para o varejo em 2024, indicou que 29% das 2.083 pessoas entrevistadas, gostam de se relacionar por e-mail com as lojas em que realizam suas compras. “São notórios os resultados alcançados com o envio de um e-mail marketing quando utilizadas as estratégias corretas”, avalia Felipe Rodrigues, CEO da Enviou, plataforma especializada em ferramentas e soluções para automatizar o marketing para e-commerce.
O executivo explica que ao utilizar o e-mail marketing empregando a mensagem correta, no momento certo, torna-se possível alcançar resultados interessantes no e-commerce. “Estimo ser possível, por exemplo, ampliar o volume de vendas de uma loja online em até 20% aplicando as estratégias adequadas em momentos cruciais”, revela Rodrigues.
Na visão do CEO da Enviou, o e-mail marketing continuará sendo, por muito tempo, um dos principais meios para o estabelecimento da comunicação com os clientes, fidelização e um canal especial para a entrega de conteúdos, que ajudem a vender mais. Rodrigues, inclusive, oferece orientações quanto ao uso da ferramenta para alavancar as vendas. Confira!
1. Personalize o conteúdo
Levar informação ao consumidor é sempre uma maneira interessante e inteligente de chamar sua atenção. De acordo com o executivo, o envio de um e-mail marketing personalizado pode ser bastante útil em diferentes momentos. “Se o cliente abandonou o carrinho de compras, por exemplo, é bastante pertinente fazer contato com ele, de forma personalizada, explicando quais as vantagens em adquirir aqueles itens que já haviam sido escolhidos e oferecendo, quando possível, um cupom de descontos para a concretização da compra”, afirma.
2. Entregue promoções reais
O e-mail marketing segue sendo um canal interessante para anunciar a realização de ações promocionais aos consumidores, desde que elas realmente sejam promoções e não pegadinhas. “Fica ainda mais interessante se for possível analisar o perfil de navegação daquele cliente e indicar a ele os produtos que já queria com descontos especiais”, orienta o especialista.
3. Abandono de navegação
Se o cliente estiver na loja online, visualizar uma série de produtos e, por algum motivo, não adquirir nenhum, o e-commerce tem uma oportunidade para encaminhar uma comunicação sob medida ao consumidor. “Torna-se estratégico enviar um e-mail para esse cliente apresentando os produtos pelos quais ele se interessou, ofertando condições especiais para a compra”, detalha Rodrigues.
4. Indicação de recompra
Outro momento estratégico para o envio de um e-mail marketing customizado aos clientes está ligado ao tempo de utilização dos produtos. “Essa é uma estratégia interessante para itens de consumo recorrente”, analisa o executivo. Segundo Rodrigues, o ideal é avaliar o tempo médio de consumo daquele item específico e realizar contato com o cliente antes da conclusão desse prazo. “Assim, torna-se possível estimular a aquisição do produto”, finaliza.