Exemplos de IAs que estão presentes no dia a dia dos brasileiros
33giga
A Inteligência Artificial (IA) deve contribuir com cerca de US$ 15,7 trilhões para a economia global até 2030, de acordo com um relatório recente da PwC. Impulsionado pela automação, customização de serviços e melhorias na eficiência operacional, o aumento dos investimentos nesta inovação já se mostra em diversos setores da sociedade, remodelando hábitos e preferências da população.
“Esta revolução não está apenas confinada aos limites da indústria, mas se estende para dentro das nossas casas, influenciando desde a maneira como escolhemos a próxima música em uma playlist até como otimizamos nossos treinos físicos”, afirma Fabrício Carraro, Program Manager na Alura, ecossistema de educação em tecnologia. “Hoje, a IA é um componente integrante do nosso dia a dia e está por trás de uma infinidade de conveniências modernas, transformando tarefas cotidianas de muitas formas”, completa.
Para reforçar como esse recurso pode otimizar diferentes atividades, o especialista lista oito exemplos de IAs que já foram incorporadas às rotinas dos brasileiros. Confira:
Dispositivos domésticos inteligentes
Carraro explica que um dos exemplos de IAs mais abraçadas pelos usuários é o de gerenciamento de lares. “O motivo para isso é simples: a tecnologia ajuda a tornar as vidas mais práticas”, complementa.
Dentre as ferramentas desta categoria mais conhecidas, estão:
- Alexa (Amazon Echo): assistente virtual que usa IA para entender comandos de voz, controlar dispositivos domésticos inteligentes, oferecer informações, notícias, previsão do tempo e muito mais;
- Google Assistente: similar à própria Alexa, essa ferramenta ajuda na gestão da casa inteligente, responde perguntas e pode controlar dispositivos compatíveis apenas com comandos de voz;
- Roomba (iRobot): robôs aspiradores que utilizam IA para mapear a casa, aprender os melhores caminhos de limpeza e evitar obstáculos.
Assistentes pessoais
O Program Manager destaca os assistentes virtuais como “as soluções ideais para a resolução de tarefas mecânicas”. Alguns exemplos disso são:
- Siri (Apple): assistente pessoal virtual que pode enviar mensagens, fazer chamadas, responder perguntas e interagir com apps através de comandos de voz;
- Microsoft 365 Copilot: ferramenta de IA integrada ao Windows e ao pacote Office para otimizar a criação de documentos, e-mails e análises de dados, facilitando a automação de tarefas e a geração de insights.
Sistemas de recomendação de música e vídeo
Nesta categoria, Carraro enfatiza o caráter “personalizador” da IA, que se adapta aos gostos pessoais e às escolhas do usuário. Duas ferramentas conhecidas nesse tópico são:
- Spotify: usa algoritmos de IA para recomendar músicas, criar playlists personalizadas e descobrir novos artistas com base nos hábitos de escuta do usuário;
- Netflix: emprega IA para personalizar recomendações de filmes e séries, analisando o histórico de visualização e as avaliações dos usuários.
Apps de fitness
Por fim, o especialista diz que as tendências relacionadas à valorização da saúde e à prática de esportes também estão ligadas à “otimização dessas áreas movidas pela tecnologia”. Como prova disso, ele cita:
- GymLife: aplicativo que utiliza IA para personalizar treinos, monitorar o progresso e adaptar exercícios de acordo com os objetivos do usuário.