Jogos eletrônicos: a receita de sucesso do rei do entretenimento
33giga
Os jogos eletrônicos sempre foram uma presença constante nos momentos de lazer. Inicialmente, eram uma atividade caseira; depois, tornaram-se um passatempo coletivo. Hoje, lideram o crescimento do entretenimento online e superam até mesmo indústrias tradicionais em faturamento. Esse sucesso pode ser explicado por diversos fatores.
Para colocar em números o poder da indústria gamer, em 2023, o faturamento global foi de 200 bilhões de dólares, com uma base de mais de 3 bilhões de jogadores, segundo dados da Newzoo, uma referência em análises de mercado de games. Esse crescimento reflete o poder de adaptação e inovação desse setor, que tem acompanhado as tendências tecnológicas e os novos interesses do público para seguir cativando jogadores de todas as idades e perfis.
Esse crescimento tem reflexo em um ponto-chave na equação do sucesso, o surgimento do Mobile Game. Nos últimos anos, o uso de smartphones e tablets tornou a experiência de jogar acessível a uma audiência muito mais ampla, democratizando o acesso aos games e transformando-os em um entretenimento que pode ser levado a qualquer lugar.
A preferência por dispositivos móveis permitiu a expansão dos jogos eletrônicos para públicos que estavam distantes desse universo, encerrando a tradicional polaridade entre consoles e PCs e criando uma experiência de jogo unificada e portátil.
Opções “infinitas”
O primeiro fator para o crescimento contínuo e acelerado dos jogos eletrônicos é a diversidade de gêneros que a indústria oferece. Há opções para todos os gostos: jogos de ação, aventura, esportes, estratégia, RPG, simulação e muito mais.
Apoiados em um catálogo que engloba diversas categorias, e que também está em expansão, os jogos eletrônicos conseguem agradar uma camada cada vez maior de jogadores. Essa variedade foi um verdadeiro trunfo no crescimento dos títulos para celular, já que possibilitou a entrada de uma nova geração de gamers no mercado.
Um exemplo dessa constante atualização de gêneros é a recente popularização do iGaming, uma categoria que abriga os jogos que nasceram nos cassinos. Se antes esse segmento estava restrito aos estabelecimentos físicos, atualmente, as plataformas especializadas nessa categoria trouxeram à web todas suas opções de entretenimento.
Interesse constante
Para manter o interesse dos jogadores em alta e a experiência sempre renovada, as desenvolvedoras de jogos eletrônicos apostam em atualizações frequentes e eventos especiais dentro dos próprios jogos. Essas inovações proporcionam uma dinâmica de constantes desafios, novos itens, personagens, e fases que mantêm o público engajado.
Um dos títulos mais reconhecido por seus eventos especiais — e sazonais — é o Fortnite, um sucesso absoluto do gênero battle royale. A cada nova atualização, o jogo cria um modo que apresenta aos jogadores os novos personagens, itens raros, novas “skins” e também novos mundos.
O poder de atração e entretenimento que pode gerar um evento especial não fica limitado apenas aos jogos modernos. No poker, um dos principais títulos de iGaming, existem também datas comemorativas que captam a atenção dos jogadores. O PokerStars, por exemplo, conta com o Power Path, um evento especial em quatro etapas, que distribui bilhetes para os principais eventos da modalidade, com o diferencial de que jogadores de diversos níveis podem conseguir os passes especiais.
Uma atividade social
Outro fator que potencializa os jogos eletrônicos são as partidas online e toda a interação que existe entre os usuários, seja em duelos diretos ou no ranking dos melhores. O acesso à internet de alta velocidade e a melhoria da conectividade permitiram que as experiências multiplayer fossem desenvolvidas em um nível inédito.
Os jogos online não são um entretenimento individual, eles representam uma oportunidade de socialização. Muitas pessoas utilizam essa atividade como uma forma de se conectar com amigos, familiares ou até mesmo com desconhecidos que compartilham dos mesmos interesses.
Plataformas de comunicação como Discord, além das redes sociais e dos próprios chats dos jogos, criam uma comunidade virtual em torno dos games, onde o público pode conversar, trocar experiências e até competir. As horas dedicadas aos jogos eletrônicos tornaram-se uma atividade social, que permite a criação de laços e amizades, mesmo que virtuais.
Essas são as principais características que fazem da indústria dos jogos eletrônicos uma das mais avançadas e bem-sucedidas do competitivo mercado do entretenimento online. Uma receita de sucesso que equilibra os avanços tecnológicos, a dimensão social dos jogos online e eventos especiais.