Junho Vermelho: ganhe descontos em corridas para hemocentros
33giga
A 99 vai conceder vouchers de desconto para passageiros que queiram doar sangue até 21 de junho. A iniciativa é em prol da campanha Junho Vermelho, dedicada à conscientização e incentivo à população sobre a importância da doação e pretende colaborar com o aumento dos estoques dos principais hemocentros do País.
A campanha concederá desconto de 50% por pessoa para viagens de ida e volta a hemocentros parceiros da ação nas cidades de Belo Horizonte (MG), Porto Alegre (RS), Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP), com limite de R$ 8.
Neste período, os passageiros destes Estados poderão obter seus descontos acessando o aplicativo da 99 e digitando o voucher específico de cada localidade. Na prática, quando o passageiro escrever "Salvar Vidas" no aplicativo nas cidades participantes, será direcionado ao hemocentro:
- São Paulo: SALVARVIDASSP
- Rio de Janeiro: SALVARVIDASRJ
- Porto Alegre: SALVARVIDASPOA
- Belo Horizonte: SALVARVIDASBH
Quem pode doar?
Para doar, é necessário ter um documento oficial com foto, estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos e pesar, no mínimo, 50 kg. Menores de idade precisam estar acompanhados dos pais ou responsáveis. De acordo com o Ministério da Saúde, não é preciso que o doador esteja em jejum, mas que evite alimentos gordurosos nas três horas anteriores à doação. Bebidas alcoólicas também devem ser evitadas, no mínimo, 12 horas antes.
Hemocentros participantes
- São Paulo – Fundação Pró-Sangue Hemocentro de São Paulo - POSTO CLÍNICAS (Av. Dr. Enéas Carvalho de Aguiar, 155 - 1° andar - Cerqueira César, São Paulo - SP - CEP 05403-000)
- Rio de Janeiro – Hemorio (R. Frei Caneca, 8 - Centro, Rio de Janeiro - RJ - CEP 20211-030)
- Porto Alegre – Hemocentro do Estado do Rio Grande do Sul (Av. Bento Gonçalves, 3722 - Porto Alegre - RS - CEP 90650-001)
- Belo Horizonte – Hemominas (Alameda Ezequiel Dias, 321 - Bairro: Santa Efigênia - CEP 30130-110)
Situação crítica
O Pró-Saúde de São Paulo alertou para o período de escassez nas doações, que diminui drasticamente os estoques dos bancos da região. Atualmente, só os sangues AB- e AB+ estão em quantidades estáveis. Em Minas Gerais, a situação é semelhante, com a maioria dos tipos de sangue em quantidade crítica, sendo B+ e AB+ os únicos estáveis.
No Rio de Janeiro, o Hemorio tem feito, frequentemente, campanhas para aumentar os estoques, que caíram cerca de 15% no último mês. O mesmo ocorre com os bancos de sangue que atendem aos hospitais da região Sul, que estão com os estoques abaixo da média. Atualmente, os tipos O+ e O- são os que mais precisam de doadores.