Museu de Memes agrupa melhores pérolas da internet em acervo virtual
33giga
Febre na internet, os memes costumam nascer de vídeos, imagens e situações muitas vezes espontâneas ou relacionadas com eventos marcantes. É incontável a quantidade de páginas nas redes sociais que já são especialistas nas figurinhas, e já tem até uma galera se profissionalizando para agenciar essas estrelas da web. E foi diante dessa relevância para a era digital que a Universidade Federal Fluminense, por meio de seu Departamento de Estudos Culturais e Mídia, decidiu eternizá-los em um museu virtual: o Museu de Memes.
Muito mais do que catalogar os memes, o acervo propõe o estudo desse fenômeno da internet como objeto de pesquisa. A iniciativa, criada e coordenada por Viktor Chagas, professor de Estudos de Mídia da Universidade Federal Fluminense, funciona como uma base de referências acadêmicas a respeito do tema. Para isso, o site lista os memes que já fizeram e ainda fazem sucesso no Brasil com explicações sobre respectivas origens, gêneros e formatos, gramática, difusão e repercussão, além de exemplos notáveis.
No Museu de Memes, você vai poder navegar por filtros de categoria, origem, período e região para encontrar Giovana do Forninho, Disaster Girl e Grumpy Cat até Nazaré Confusa, Ata e muito mais. Fruto do interesse pela discussão aprofundada desse fenômeno e pela reflexão sobre o tema, dá para passar um bom tempo na página do acervo se divertindo, relembrando e ainda aprendendo uma enxurrada de informações a respeito desses fenômenos da internet – que, muitas vezes, nem se sabe como surgiu.
Relembre alguns dos memes mais icônicos no álbum abaixo: