Home
Tecnologia
Pais idosos? 7 dicas para escolher um eletrônico como presente
Tecnologia

Pais idosos? 7 dicas para escolher um eletrônico como presente

publisherLogo
33giga
05/08/2022 13h41
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/15135995/original/open-uri20220805-18-i23b6?1659707075
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Pesquisa realizada pela CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Offerwise Pesquisas, apontou que no Dia dos Pais de 2022, o comércio espera movimentar R $24,09 bilhões.

Além disso, 63% dos consumidores pretendem comprar presentes. Entre os escolhidos, possivelmente estão os aparelhos digitais como celulares e tablets, que se tornaram cada vez mais opções de presentear alguém, principalmente para o público com mais de 60 anos.

Uma outra pesquisa realizada pela SPC Brasil mostra que 97% dos idosos acessam a internet e têm nos smartphones o principal meio de acesso. No entanto, é preciso tomar alguns cuidados na hora da escolha e dar preferência a produtos caracterizados pela acessibilidade.

A acessibilidade existe quando qualquer pessoa, independentemente de sua condição ou situação, consegue usar um produto ou acessar uma informação. Vivemos em um mundo de diversidades e que conta com mais de seis bilhões de usuários de smartphones", explica Cristina Fragata, sócia e COO da Attri, empresa de tecnologia e usabilidade que oferece soluções para criar melhor experiência para milhões de usuários, impulsionando também o crescimento de negócios.

"É natural e indispensável, portanto, que produtos e serviços digitais sejam inclusivos e isso abrange deficiência visual, limitações de audição e outras condições físicas e cognitivas, inclusive aquelas relacionadas ao avançar da idade”, completa.

Pensando nisso, 33Giga e Cristina apontam alguns aspectos que devem ser levados em conta na hora de escolher um presente para os idosos, seja pais com deficiência visual, limitações de audição e outras condições físicas e cognitivas.

Cores e Textos

Um contraste adequado das cores garante que usuários com determinadas deficiências visuais sejam capazes de ver todos os elementos na tela. Também é importante haver diversas opções de tamanho de fonte para melhor leitura.

Nos aparelhos, conseguimos checar essa funcionalidade clicando em “Configurações” e depois em “Visor” ou “Acessibilidade”. Algumas marcas oferecem diferentes opções visuais para ajustar o dispositivo da melhor maneira possível para uma boa usabilidade (os nomes podem variar de acordo com o sistema operacional).

Ativação de áudio para descrição de elementos

Usuários com deficiências visuais encontram dificuldades em compreender elementos, como imagens, se elas não estiverem acompanhadas do formato de áudio. A opção de descrição com voz é importante para orientá-los durante a navegação e o manuseio do aparelho.

Para verificar se o aparelho possui essa funcionalidade, basta clicar em “Configurações” e depois em “Acessibilidade”, onde haverá a opção “Melhorias de audição” ou “interação”. Clicando nela, você pode conferir se existe a função “Descrição” ou “Transcrição instantânea" (os nomes podem variar de acordo com o sistema operacional).

Inclusão de legendas

Da mesma forma, usuários com deficiências auditivas ou baixa audição terão dificuldades em compreender elementos sonoros, se não estiverem acompanhados de legenda. A ativação da legenda ajuda durante a reprodução de um vídeo, por exemplo.

Também em “Configurações” - "Acessibilidade" - “Melhorias de audição” ou “interação”, você pode conferir se existe a função “Legenda instantânea" (os nomes podem variar de acordo com o sistema operacional).

Toque de tela simples

Usuários navegam por produtos e aplicativos móveis utilizando gestos de toque na tela. Esses gestos devem ser simples, requisitando um único toque para se realizar uma ação. Quando são complexos e exigem o uso de múltiplos dedos ou toques, podem ser desafiadores para quem tem dificuldades motoras.

Nos aparelhos, conseguimos checar essa funcionalidade em “Configurações” -"Acessibilidade", e lá você terá a opção “Interação e Habilidade manual”, com uma série de configurações para ajustes de toque (os nomes podem variar de acordo com o sistema operacional).

Buscas por Voz

A busca por voz é um ótimo recurso, que facilita a execução de tarefas sem o auxílio das mãos, usando apenas o comando da voz. A crescente dessa tecnologia pode ser vista no aumento da utilização e venda de assistentes virtuais, como Alexa, Google Assistant e Siri, e pode ajudar pessoas com deficiências motoras, visuais e auditivas.

Normalmente, os aparelhos atuais já incluem essa função em seus mecanismos de pesquisa, mas para verificar e habilitar, basta clicar em “Configurações” e depois em "Opções de pesquisa” (os nomes podem variar de acordo com o sistema operacional).

Arquitetura da Informação compreensível

A arquitetura da informação (AI) é a organização dos elementos de uma página ou tela e deve facilitar a navegação do usuário até ele encontrar o que procura. Essa estrutura deve ser compreensível, seguir uma lógica simples e levar em consideração todas as possibilidades de interação e suas limitações.

Antes de comprar um aparelho, manuseie ele na loja, para saber se a usabilidade é fácil, imaginando a interação de quem você irá presentear.

Teclado digital e físico funcionais

Os sistemas Android e iOS sustentam teclados na tela e de hardware, que auxiliam usuários a navegarem no aplicativo com tecnologia assistiva, como lupas ou leitores de tela. Quanto mais intuitivos forem, mais fácil a sua utilização.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também