Startup Studio: conheça o setor de tecnologia e inovação da Stellantis
33giga
A Stellantis, grupo automotivo das montadoras Fiat Chrysler Automobiles e PSA Group, criou uma área na instituição que ficará responsável pela interação com startups – o Startup Studio. Além da relação com essas empresas, o setor busca reconhecer o potencial das inovações, por meio do Startup Awards.
Startup Studio
Desde a fundação da Stellantis, a empresa tem investido no ecossistema de startups. A partir disso, a instituição assinou mais de 40 contratos com essas entidades.
“O fortalecimento desse segmento busca impulsionar a inovação e produtividade dos negócios, além de promover o espírito empreendedor. Por ser um ecossistema flexível, é possível identificar, avaliar e transformar com as startups os pontos de dor internos em pilotos de sucesso e criar valor agregado para o grupo”, explica a gerente de inovação aberta da Stellantis América do Sul, Marina Lima.
Em março de 2022, a empresa anunciou o lançamento do primeiro fundo de capital de risco, com a criação da Stellantis Ventures. Com isso, a instituição tem capacidade para investir 300 milhões de euros, podendo apoiar empresas em início de atividade ou já em fase avançada, que estejam desenvolvendo tecnologias úteis para os setores automotivo e de mobilidade.
Alguns dos investimentos recentes da empresa incluem a Archer, uma produtora de aeronaves elétricas de decolagem e aterrissagem vertical. Além disso, a Stellantis destinou uma parte da verba para a Factorial Energy, fabricante de tecnologia de bateria de estado sólido transformacional. Por fim, apoiou a Vulcan, fornecedora de lítio com zero emissão de gases de efeito estufa.
“As respostas do ecossistema são rápidas e é possível testar e validar o valor de soluções de forma ágil e eficiente. É um fator acelerador dos negócios, que permite experimentar soluções reais prototipadas em menos de 12 meses desde o início do projeto”, conta Marina.
A ação das startups, na Stellantis, tem como foco incrementar algumas áreas como Customer Experience, Indústria 4.0, Novos serviços, Funções transversais (como RH) e Tecnologia.
América do Sul
A América do Sul tem se destacado no grupo pelos resultados que vem alcançando com as startups. Cerca de um terço dos projetos em execução estão localizados na região. E o Startup Awards mais recente premiou sete empresas de tecnologia de alto desempenho em sete vertentes diferentes. Destes, dois casos são sul-americanos.
Voltada para ajudar na Indústria 4.0, a solução Phygitall usa smartwatches para analisar o padrão e a intensidade dos movimentos das mãos dos funcionários. Com isso, é possível otimizar o processo de manufatura, ampliando a segurança, a eficiência e a qualidade. Este projeto já foi aplicado na fábrica de Betim (MG).
A outra ferramenta foi desenvolvida na Argentina e no Brasil pela JettaCargo. A empresa criou um software que utiliza inteligência artificial para simular o carregamento ideal de carga em caminhões e contêineres. Isso tem ajudado a automatizar o planejamento e a composição do transporte terrestre da Stellantis. A partir disso, a empresa consegue reduzir o impacto das emissões de CO2 e diminuir os danos a mercadorias em transporte, melhorando a logística e aumentando a segurança da carga.
“Nossas parcerias inovadoras estão acelerando rapidamente nosso percurso para nos tornarmos uma empresa tecnológica de mobilidade sustentável. As startups e os projetos-piloto provam que uma mentalidade de intraempreendedorismo e de inovação orientada por resultados podem fazer uma diferença que beneficia verdadeiramente nossos clientes e a Stellantis”, finaliza o CEO da Stellantis, Carlos Tavares.