Testamos: notebook PNB14, da Philco, tem tela de qualidade, mas processador lento
![publisherLogo](https://timnews.com.br/system/media_partners/image_1x1s/4361/thumb/33GIGA.png)
33giga
![icon_WhatsApp](/images/share/icon_WhatsApp.png)
![icon_facebook](/images/share/icon_facebook.png)
![icon_email](/images/share/icon_email.png)
![icon_WhatsApp](/images/share/icon_WhatsApp.png)
![icon_facebook](/images/share/icon_facebook.png)
![icon_email](/images/share/icon_email.png)
Dificilmente, os aparelhos enviados para teste no 33Giga decepcionam. Entretanto, o dispositivo da vez não teve o melhor desempenho. O notebook PNB14, da Philco, traz um processador Intel Celeron – que gera uma lentidão da máquina –, uma tela de 14,1 polegadas Full HD, e 128 GB de SSD.
PNB14, da Philco
Como um computador de entrada, o modelo pode ser uma boa opção. Contudo, mesmo para coisas do dia a dia, como acessar o Google Drive, e-mail e Slack, o notebook teve uma performance mais lenta. Depois de abrir as abas, o dispositivo funciona um pouco melhor – quando não para de responder do nada.
Em contrapartida, um ponto positivo do aparelho é a tela de 14,1 polegadas. Apesar de não ser tão grande, é Full HD e tem uma ótima qualidade. É possível ver vídeos no YouTube e acessar produções nas plataformas de streaming com uma ótima resolução e imagens bem nítidas.
A bateria, por outro lado, é rapidamente recarregável, conseguindo concluir a carga completa em pouco tempo, mas também é facilmente consumida quando o computador não está conectado na tomada. Um ponto negativo, inclusive, é o cabo carregador, que é muito curto e, caso a tomada esteja longe do dispositivo, será necessário utilizar uma extensão.
O armazenamento disponível na máquina é de 128 GB no SSD, tendo a capacidade de expansão para 1 TB. Além disso, o notebook conta com 4 GB de memória RAM e um processador Intel Celeron. O computador possui conexão Bluetooth, duas entradas USB 3.0, uma entrada Micro SD, uma entrada Mini HDMI e uma entrada P2.
O som do dispositivo é bem alto, mas não tem tanto equilíbrio entre os graves e agudos, gerando alguns chiados. Já a câmera de 0.3 MP quebra um galho, mas durante uma chamada do Google Meets notou-se que não é muito nítida.
O teclado, em compensação, é bem confortável – vem num modelo mais compacto, sem o teclado numérico – e a adaptação é rápida. Por fim, o design do PNB14, da Philco, é bem simples, mas bonito. O dispositivo é feito num tom cinza grafite com bons acabamentos e é leve, pesando 1,3 kg.
Como é um notebook de entrada, essa é uma boa opção para quem quer gastar pouco. O aparelho sai por R$ 1.999 no site da Philco. O preço compensa algumas das funcionalidades mais defasadas, mas o usuário precisa avaliar tudo e ver se o custo-benefício é válido.
![icon_WhatsApp](/images/share/icon_WhatsApp.png)
![icon_facebook](/images/share/icon_facebook.png)
![icon_email](/images/share/icon_email.png)