Tutorial: cancelamento de e-mail enviado
33giga
Acabou de enviar um e-mail e se arrependeu? O Outlook do Office 365 pode te ajudar muito a sair desta saia justa. Veja esse tutorial de Raphael Oliveira, da Lanlink.
(Em tempo, no Gmail, basta clicar em "Desfazer", na área inferior esquerda da tela, segundos após perceber a burrada.)
Como fazer
Importante ressaltar que o cancelamento de mensagens enviadas só é possível se você e o destinatário tiverem conta de e-mail Microsoft 365 ou do Exchange e pertencerem à mesma organização e que o destinatário ainda não tenha lido a mensagem.
1. Para cancelamento, deve acessar a caixa de “Itens enviados”, abra a mensagem com duplo clique do mouse. No menu “mensagem”, navegue pela barra de ferramentas a opção “Ações”, no botão “mais ações” e clique em cancelar mensagem enviada.
2. Após clicar em cancelar mensagem terá duas opções:
a. Excluir cópias não lidas desta mensagem
b. Excluir copias não lidas e substitui-las por uma nova mensagem
OBS: Deixar marcada a caixa descrito “informar ao remetente do cancelamento para cada destinatário.”
3. Após o cancelamento, você receberá o relatório de cancelamento, conforme imagem abaixo
O cancelamento de e-mail, pode ser utilizado para substituir uma mensagem enviada por engano ou substituir alguma que tenha sido enviada faltando arquivo em anexo.
Já na versão web do Microsoft Outlook, devemos configurar a função desfazer envio de mensagem, que tem como padrão 10 segundas para desfazer o envio, para habilitar esta função, deve seguir os seguintes passos:
- Clique no botão da no canto superior direito;
- Clique no campo “E-mail” e em seguida selecione “Redigir e responder”;
Em seguida, desça a barra de rolagem até a opção “Desfazer envio” e selecione até quantos segundos pode realizar a ação de desfazer o envio.
3. Após realizar essa configuração, todas as vezes que enviar uma mensagem pelo Outlook web vocês terão 10 segundos para desfazer o envio dessa mensagem, caso transcorrido esse tempo, não será mais possível desfazer o envio.
--
* Raphael Oliveira, Tecnólogo em Sistemas de Informação pela Faculdade Nova FAFIBE, possui 12 anos de atuação em TI. Tendo atuação na área de suporte técnico, líder de equipe de suporte nível I e II, coordenador de implantação de sistemas em campo e a 2 anos atuando como Coordenador de Sucesso do Cliente na LANLINK, promovendo adoção em tecnologias de produtividade em 20 clientes e 82.000 usuários.