Veículos usados a etanol desvalorizam mais que elétricos, diz Mobiauto
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Com vendas em alta nos últimos anos, os veículos elétricos e híbridos emplacaram no mercado brasileiro 94.616 unidades de janeiro a julho, superando as 93.927 unidades comercializadas entre janeiro e dezembro de 2023. Até então, ano passado havia sido o melhor da história dos automóveis e comerciais leves eletrificados no país, de acordo com a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE).
Apesar desse crescimento, os veículos eletrificados ainda geram dúvidas com relação à desvalorização no mercado. Pensando nisso, a Mobiauto – autotech do segmento automotivo – utilizou a sua base de dados para fazer um estudo a fim de verificar a variação dos preços dos automóveis e comerciais leves seminovos e usados à venda no Brasil de acordo com o tipo de combustível.
No período avaliado, de setembro de 2023 a setembro de 2024, a variação média dos modelos movidos somente a eletricidade foi de -8,44%. No caso dos híbridos (convencionais, leves e plug-in), a depreciação foi de -8,17%.
Entre os veículos movidos apenas a combustão, os modelos flex (podem rodar com etanol e gasolina) apresentaram a menor desvalorização do estudo: -6,01%.
Os carros e comerciais leves e seminovos e usados que rodam somente com gasolina registraram queda de -7,24%, enquanto os modelos a diesel depreciaram, em média, -7,81%.
A maior desvalorização apontada pela pesquisa da Mobiauto foi entre os veículos usados que funcionam apenas com etanol: -10,05.
Combustível | Desvalorização (set 2023 a set 2024) |
Flex (etanol e/ou gasolina) | -6,01% |
Gasolina | -7,24% |
Diesel | -7,81% |
Híbrido (combustão + eletricidade) | -8,17% |
Elétrico | -8,44% |
Etanol | -10,05% |