Home
Tecnologia
Câmera é engolida e mostra interior da boca de um tubarão; vídeo levanta debate sobre cuidados ao mergulhar com esses animais
Tecnologia

Câmera é engolida e mostra interior da boca de um tubarão; vídeo levanta debate sobre cuidados ao mergulhar com esses animais

publisherLogo
Anamaria
26/02/2025 12h25
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/16471817/original/open-uri20250226-18-4play?1740572959
© Reprodução Wikipédia
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Por anos, filmes ajudaram a criar a imagem dos tubarões como predadores assustadores. No entanto, na realidade, esses animais raramente interagem com humanos de forma agressiva, porém, é preciso que haja respeito por nossa parte!

A interação deve ser neutra, evitando alimentar os bichos e, claro, tocar. Mas não foi o que aconteceu em um recente registro nas Bahamas. Durante interação com tubarão-tigre, o bicho mordeu câmera do instrutor de mergulho!

Câmera foi engolida por tubarão e depois devolvida

No dia 9 de fevereiro, durante um mergulho na costa de Freeport, nas Bahamas, a câmera de Andréa Ramos, sócia da escola de mergulho Aloha Divers Okinawa, foi engolida por um tubarão-tigre.

O passeio era organizado na região de Tiger Beach, conhecida pela observação e alimentação desses animais. Durante o mergulho com tubarão, um dos bichos confundiu a câmera com a comida e a abocanhou.

O vídeo, compartilhado nas redes sociais, mostra um raro e impressionante ponto de vista: a perspectiva visual de algo sendo engolido por um tubarão.

A gravação capturou detalhes da estrutura interna da boca do animal e seus dentes projetáveis. Após alguns segundos, o tubarão percebeu que a câmera não era alimento e a cuspiu de volta para os mergulhadores.

Cuidados em um mergulho com tubarão

Embora a interação com esses animais seja geralmente segura, mergulhar próximo a tubarões exige respeito e precaução. Algumas dicas para um mergulho seguro incluem:

  • Evite movimentos bruscos: Tubarões reagem a estímulos inesperados, por isso é importante manter a calma.
  • Não toque nos animais: Embora sejam curiosos, tocar em um tubarão pode ser interpretado como uma ameaça.
  • Use roupas neutras: Equipamentos muito coloridos podem chamar a atenção dos tubarões.
  • Siga as orientações dos guias: Guias experientes sabem como agir para evitar situações de risco.
  • Não mergulhe sozinho: Sempre esteja acompanhado de um profissional capacitado.
  • Não alimente os bichos: Embora esses grupos de mergulho costumam alimentar os animais para atrai-los, essa prática pode ser perigosa; procure manter distância dos alimentos!

A importância de respeitar a vida marinha

Apesar da reputação que possuem, os tubarões desempenham um papel fundamental nos ecossistemas marinhos, ajudando a manter o equilíbrio das populações de outras espécies. O mergulho responsável e o respeito por esses animais são essenciais para a preservação da biodiversidade marinha.

O vídeo capturado nas Bahamas é um lembrete poderoso de como o mar ainda guarda mistérios fascinantes e de como é importante manter a distância e o respeito nesses ambientes.

Leia a matéria original aqui.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também