Animal dos filmes de 'Harry Potter' existe e pode ser encontrado no Brasil
Aventuras Na História
Muitas coisas no universo dos livros e filmes de Harry Potter são só produtos da criatividade humana, como o jogo de quadribol ou animais mitológicos como o grifo. Porém, um animal bizarro que apareceu no filme "Harry Potter e o Cálice de Fogo" não só existe na vida real como bem perto de nós, aqui no Brasil.
No quarto filme da saga do bruxo Harry Potter, os alunos de Hogwarts levam um susto em uma aula de defesa contra as artes das trevas. Um estranho bicho aparece na sala e pousa na cabeça de Rony, um dos personagens principais da série, assustando o jovem garoto ruivo. Esse animal é um amblipígio, uma ordem dentro da classe dos aracnídeos.
Segundo o g1, o Brasil tem a maior diversidade amblipígios do mundo. Das cerca de 200 espécies registradas pelo globo, 29 delas estão em terras brasileiras, espalhadas por quase todos os biomas do país, pampas excluídos. Os amblipígios não são aranhas, apesar de pertencerem à classe dos aracnídeos, mas muitas vezes são chamados pelo nome popular de "aranha-chicote".
Amblipígios inofensivos
Como explicou, em entrevista ao g1, o estudante de Biologia da Unifesp Fernando Daros, esses animais existem distribuídos por todos os continentes, menos a Antártida. Sobre o nome popular que eles recebem, Daros explica que ele é dado por "possuírem um primeiro par de pernas sensoriais que parecem chicotes de tão longas e finas" e que ajudam na localização, já que os amblipígios são praticamente cegos.
Os amblipígios são grandes, podendo ultrapassar os 10 centímetros, e normalmente se alimentam quando capturam insetos ou pequenos vertebrados. Para a captura de seu alimento, eles têm pedipalpos raptoriais, parecidos com mãos, que possuem espinhos.
Esse bicho que tanto assustou Rony é, na verdade, inofensivo para os humanos, sem possuir veneno. Os amblipígios são animais noturnos e solitários, e podem ser vistos raramente, de noite, no solo, sob pedras e em troncos.