TIM News utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para personalizar a sua experiência e publicidade e recomendar conteúdo, de acordo com a nossa Privacidade . Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Aceitar
Home
Tecnologia
Astronauta da NASA captura raros relâmpagos vermelhos na alta atmosfera
Tecnologia

Astronauta da NASA captura raros relâmpagos vermelhos na alta atmosfera

publisherLogo
Aventuras Na História
08/04/2025 20h30
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/16502893/original/open-uri20250408-18-li34d1?1744144710
©Divulgação/NASA
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Um espetáculo raro e fascinante da natureza foi registrado pelo astronauta da NASA Don Pettit diretamente da Estação Espacial Internacional (ISS). Durante uma órbita sobre a América do Sul, Pettit capturou em vídeo um fenômeno atmosférico pouco conhecido: os chamados sprites, relâmpagos vermelhos que ocorrem nas camadas superiores da atmosfera.

O vídeo, que mostra cerca de seis segundos de atividade elétrica intensa sobre a bacia amazônica, revela o que os cientistas chamam de Transient Luminous Events (TLEs), ou Eventos Luminosos Transitórios. Esses flashes rápidos e coloridos ocorrem bem acima das nuvens de tempestade, a aproximadamente 80 quilômetros da superfície terrestre, na ionosfera, ao contrário dos relâmpagos comuns, que se dirigem da nuvem para o solo.

"OK, isso é meio que lá fora e atende ao seu Uber-Geek interior", publicou Pettit na rede social X, ao compartilhar o vídeo. Ele explicou que a visão foi capturada a partir do nadir — o ponto diretamente abaixo da ISS em sua órbita —, o que permitiu observar o fenômeno de cima para baixo.

Veja no Twitter
twitter

OK, this is kind of out there and caters to your inner Uber-Geek. Nadir view of Transient Luminous Events (TLE ) or upper atmospheric lightning. This clip real time is about 6 seconds over the Amazon basin and shows a number of TLE displays from Sprites to blue jets from a… pic.twitter.com/IE0Edtm2Rl

April 3, 2025

Os sprites

Apesar de parecerem saídos de um filme de ficção científica, os sprites são reais e intrigam os cientistas há décadas. Eles foram registrados em câmera pela primeira vez somente em 1989, e desde então continuam sendo objeto de estudo. Esses eventos ocorrem quando descargas elétricas de raios muito potentes sobem até a ionosfera, gerando breves explosões de plasma.

Pettitnão foi o único astronauta a testemunhar o fenômeno. Em 2024, Matthew Dominick também avistou sprites vermelhos durante uma missão na ISS. Esses eventos são tão fugazes que sua captura depende de uma combinação precisa de tempo, localização e equipamentos sensíveis.

Segundo o 'Live Science', além de sua beleza, os sprites têm grande interesse científico, por revelarem mais sobre a dinâmica elétrica da atmosfera terrestre e sua interação com o espaço.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também