Casal dos EUA é o primeiro a fazer duas viagens ao espaço em voos comerciais
Aventuras Na História
Na última sexta-feira, 22, o casal de filantropos americanos Marc e Sharon Hagle alcançaram uma marca inédita: se tornaram o primeiro casal a viajar duas vezes ao espaço em voos comerciais. O feito foi realizado após participarem da missão NS-28, da Blue Origin, empresa de turismo espacial de Jeff Bezos.
Marc Hagle, vale mencionar, é presidente e CEO da empresa Tricor International Corporation, uma das mais importantes imobiliárias comerciais da Flórida; já Sharon, é fundadora da SpaceKids Global (SKG), uma ONG cujo objetivo é promover a conscientização espacial entre crianças de idade escolar, especialmente meninas, e também já fez carreira no ramo imobiliário.
É importante mencionar que os dois também precisaram enfrentar uma longa preparação para as viagens espaciais, incluindo o treinamento de gravidade zero no Kennedy Space Center, um treinamento de centrífuga do National Aerospace Training and Research (NASTAR) e até participar do Programa de Treinamento Espacial de Cosmonautas Russos em Star City, na Rússia.
Este voo, segundo a Revista Galileu, foi o nono lançamento desde a inauguração da empresa em 2021. As viagens da Blue Origin levam seus tripulantes até a chamada linha Karman, a cerca de 100 quilômetros acima do nível do mar, tomada como o limite entre o espaço e a nossa atmosfera terrestre. O voo partiu da base da Blue Origin no Texas.
Com uma duração de apenas cerca de 10 minutos, de acordo com o Orlando Sentinel, a viagem permite que seus passageiros experienciem brevemente a ausência de peso, antes de retornarem à terra em um pouco com paraquedas.
Além de Marc e Sharon Hagle, a missão NS-28 também contava com a astronauta Emily Calandrelli, Austin Litteral, James (J.D.) Russell e Henry (Hank) Wolfond, CEO da Bayshore Capital em Toronto, no Canadá.
+ Empresa de Jeff Bezos leva ator que interpretou Capitão Kirk ao espaço
Turismo espacial
A primeira viagem espacial feita por Marc e Sharon ocorreu em 31 de março de 2022, na missão NS-20 da Blue Origin, quando comemoravam o aniversário de 26 anos de casamento. Desde então, aparentemente a dupla pegou gosto pelos passeios: fora a viagem recente, eles também já estão garantidos em outros dois voos, um organizado pela Virgin Galactic, e outro pela Space Perspectives.
"É sempre emocionante testemunhar uma tripulação de astronautas retornar do espaço transformada por sua experiência", atesta em comunicado Phil Joyce, vice-presidente da Blue Origin. "Acredito que nossas missões amplificam a importância dos estudos aeroespaciais e inspiram a próxima geração".