China anuncia projeto de construção de base espacial feita de tijolos de solo lunar por robôs
Aventuras Na História
O planejamento de uma base lunar com tijolos formados pelo solo da superfície da Lua foi anunciado pela China, em um projeto que poderá ser iniciado em somente 5 anos. De acordo com a agência de notícias estatal CGTN, Pequim "pretende estabelecer um modelo básico para uma base de estação de pesquisa lunar", antes de a expandir para uma estação internacional.
O plano em questão está previsto para 2028 e a divulgação dele aconteceu depois de uma reunião organizada para discutir modos de construir uma infraestrutura na Lua. O encontro ocorreu em uma conferência que reuniu 100 pesquisadores da área, em Wuhan.
De acordo com a mídia chinesa, uma equipe da Academia Chinesa de Engenharia está trabalhando em um robô chamado 'Chinese Super Masons' para fazer tijolos do solo lunar. Por volta de 2028, ele deve ser lançado durante a missão Chang’e-8, segundo o portal O Globo.
Recuperação de material
Conforme o Daily Mail informou, a China pretende recuperar a primeira amostra de solo do mundo do outro lado da Lua — algo que pode acontecer em uma missão já programada para 2025. O desejo de que astronautas permaneçam lá por períodos mais longos também já foi declarado pelo país, que será facilitado pela futura estação de pesquisa lunar.
Esse crescimento do interesse chinês acerca do meio extraterrestre ocorre em um período de tensão crescente entre os Estados Unidos e o estado comunista. Ambas superpotências mundiais estão em confronto pelo domínio espacial.