"Código de Panambi": o manuscrito jesuíta sobre conhecimento de astronomia
Aventuras Na História
Descoberto no Brasil, um manuscrito jesuíta revelou que padres e indígenas do século 18 já tinham conhecimentos de astronomia. Este documento histórico foi criado durante uma missão jesuítica, que revelou, ainda, informações vanguardistas.
Conhecido também como "Código de Panambi", o manuscrito abrange também outros conhecimento do campo da ciência, como a astronomia e até mesmo a astrologia.
Em entrevista ao site Aventuras na História, o historiador Édison Hüttner, responsável por analisar os arquivos, explicou como os povos daquela época dominavam esses conhecimentos.
Os índigenas, aquela grande população, eram um povo internacionalizado, letrado e culto. Estavam informados de notícias do cotidiano dos jesuítas do Japão e da China, da História de países da Europa, África, Ásia, de como viviam os povos moscovitas, sobre fábulas, a história de reis, papas e dos grandes templos da igreja católica", disse ele.
Para saber mais sobre o tema, ouça agora o podcast baixo do Aventuras na História, também disponível nas principais plataformas de áudio.
Clique aqui e fique por dentro de outros episódios inéditos!
Ouça o episódio:
PODCAST AH / SEGUNDA GUERRA MUNDIAL
Bisneta de D. Pedro II,Maria Karoline nasceu com deficiência intelectuale até os 39 anos, esteve sob os cuidados de sua mãe, a arquiduquesa Carolina da Áustria-Toscana. Contudo, devido a idade avançada da matriarca, a princesa foi enviada para o Hospital Salzburg, mas o que ela não sabia é que seria vítima dos nazistas.
Leia mais aqui!