Home
Tecnologia
Entenda como os astronautas presos no espaço receberam decoração de Natal
Tecnologia

Entenda como os astronautas presos no espaço receberam decoração de Natal

publisherLogo
Aventuras Na História
25/12/2024 14h36
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/16426997/original/open-uri20241225-18-1s86yfd?1735137428
©Reprodução/Vídeo/X
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Recentemente, a presença de astronautas na Estação Espacial Internacional (ISS) usando gorros de Papai Noel ao lado de uma árvore de Natal provocou um alvoroço nas redes sociais, alimentando especulações e teorias da conspiração.

Butch Wilmore e Suni Williams, lançados em junho de 2023 para uma missão inicialmente planejada para durar apenas oito dias, continuam a bordo da ISS devido a contratempos com a cápsula Boeing Starliner, que deveria transportá-los de volta à Terra.

Um vídeo publicado no X pela NASA na última terça-feira, 24, levantou questionamentos entre os internautas sobre a veracidade da situação.

"Eles levaram gorros de Papai Noel com eles antes do lançamento?", questionou uma conta através do X, antigo Twitter. "Ou eles os tricotaram enquanto estavam lá?", questionou outro.

Veja no Twitter
twitter

To everyone on Earth, Merry Christmas from our @NASA_Astronauts aboard the International @Space_Station . pic.twitter.com/GoOZjXJYLP

December 23, 2024

Para muitos internautas, as decorações natalinas indicavam um possível encobrimento e sugeriam que os astronautas não estavam realmente "presos no espaço". Um teórico da conspiração comentou: "É tudo um grande show", enquanto outro sugeriu que a cena era filmada em um estúdio de cinema.

"Esses são os mesmos caras que foram para uma missão de 8 dias em junho?", publicou uma conta.

Explicação

No entanto, existe uma explicação para os questionamentos infundados. Com informações da NASA, o New York Post informa que os gorros e as outras decorações festivas foram parte de uma remessa de três toneladas enviada pela SpaceX no final de novembro.

Essa entrega incluía não apenas itens para a celebração, mas também suprimentos alimentares como presunto, peru, vegetais e até sobremesas como tortas e biscoitos.

Além dos itens alimentares, alguns enfeites natalinos foram enviados especificamente para alegrar a estadia dos astronautas na ISS.

A missão

A NASA anunciou que a missão SpaceX Crew-10 não deverá retornar antes do final de março, o que significa que Wilmore e Williams permanecerão na estação até que a Crew-10 chegue ao laboratório orbital. A previsão anterior indicava um retorno apenas em fevereiro de 2025.

Essa alteração no cronograma é necessária para permitir que as equipes da NASA e da SpaceX finalizem o processamento de uma nova espaçonave Dragon destinada à missão. A nova cápsula está programada para chegar às instalações de processamento da SpaceX na Flórida no início do mês de janeiro.

Leia também: Como funciona a higiene pessoal de astronautas no espaço?

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também